Uma mulher com o cabelo raspado, em segundo plano, segura na mão um laço rosa, que aparece em primeiro plano.

Chegou o Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer de mama

O Outubro Rosa é o mês de prevenção do câncer de mama, aproveitando esse gancho, mostraremos alguns hábitos fáceis de adotar à sua rotina que fazem a diferença.

O câncer de mama é o principal foco do mês de outubro com a chegada do Outubro Rosa. Com o intuito de conscientizar a respeito da prevenção à doença e sobre a importância do autoexame e de outros cuidados, este período marca a importância da campanha para o diagnóstico precoce.

Aproveitamos esse gancho para trazer algumas dicas para estar com o cuidado pessoal em dia. Vamos nessa?

 

O foco do Outubro Rosa e o câncer de mama

Você sabia que o câncer de mama é o tipo de câncer de maior incidência em mulheres? De acordo com INCA (Instituto Nacional do Câncer), 24,2% dos casos acometem o tecido mamário feminino.

Por consideração ao grande número de casos e para sinalizar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce, a campanha Outubro Rosa é realizada anualmente. O objetivo é fazer com que as mulheres pratiquem o autoexame e realizem exames preventivos – como a mamografia, que identifica qualquer alteração no seio com ajuda de imagens e radiografias.

Segundo dados divulgados pelo A.C. Camargo Cancer Center, estima-se que, se no momento do diagnóstico o tumor apresentar menos de 1 centímetro, as chances de cura chegam a 95% – uma porcentagem muito positiva!

 

A importância da prevenção

O foco de prevenção abordado pelo Outubro Rosa traz diversos pontos importantes para serem observados na rotina do dia a dia e cuidados valiosos a longo prazo – e felizmente, com auxílio desta campanha, ações positivas vêm mudando o quadro da doença – mas sempre vale a pena reforçá-los.

Em pesquisa realizada pelo Conprev em 2020 e anunciada pelo INCA, cerca de 8 mil casos de câncer de mama poderiam ter sido evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida.

 

Alguns cuidados fáceis de adotar

Manter a saúde em dia é super possível e adotar alguns cuidados é mais simples do que você imagina!

 

1. Pequenas mudanças na alimentação fazem diferença

Adicionar no prato mais verduras, legumes, grãos e frutas nem é tão difícil, né? Preparar o legume que você gosta com aquele temperinho saboroso já pode ser ótimo pra saúde.

 

2. Praticar exercícios físicos super ajuda

Abandonar de vez o sedentarismo com um esporte ou atividade de sua preferência pode ser muito positivo para o corpo e em diversos sentidos.

 

3. Tomar um solzinho é tudo

Sabia que a Vitamina D fornecida pelo sol pode reduzir o risco de câncer de mama? O sol antes das 10h e após as 16h fornece essa importante vitamina para o corpo e pele.

 

4. Tentar moderar a bebida alcoólica e o cigarro é um passo e tanto

Essa dupla pode contribuir para o surgimento do câncer de mama e é aconselhável não exagerar.

 

5. Que tal uma visitinha ao médico?

Quando o assunto é saúde, o médico é o nosso melhor aliado. Manter uma frequência de ida ao médico para uma consulta ou para realizar exames resultam na certa em mais cuidado e tranquilidade.

 

6. O autoexame é poderoso

O câncer de mama é uma doença silenciosa e o autoexame é uma das principais formas de identificá-lo. Conhecer o próprio corpo e adotar essa prática permite notar eventuais alterações. A ação pode ser feita no banho, com uma das mãos apoiada sobre a nuca e a outra ensaboada apalpando a mama, em sentido horário. Depois é só repetir o processo com o outro seio. Ainda assim, vale avaliar com o médico a necessidade de realizar exame de mamografia com a frequência por ele indicada. É aconselhável que a partir dos 35 anos, o exame seja realizado anualmente.

E aí? Vamos firmar esse compromisso de cuidado e prevenção? Nada é mais importante do que se cuidar, viu? Deixe sua opinião nos nossos comentários! ;)

 


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>