Cabelo vermelho: conheça 7 mitos e verdades sobre os fios avermelhados

Chegou a hora de acabar de vez com os mitos sobre a cabeleira rubra.

Quem nunca passou pela fase de desejar o maravilhoso cabelo vermelho que atire a primeira pedra. Muitas tentaram e muitas desistiram no meio do caminho após ouvirem alguns boatos negativos sobre a coloração.

Isso porque os tons avermelhados possuem algumas particularidades e podem não dar certo se não forem feitos da forma correta — com alguns cuidados — ou não recebem a devida manutenção.

Para esclarecer algumas dúvidas, rebater alguns mitos e te encher de coragem, criamos este conteúdo recheado de informações super interessantes para as que desejam se tornar ruivas, desde os acobreados até o vermelho puro. Acompanhe!

 

Quer se aventurar e mudar o visual para o cabelo vermelho? Leve em consideração algumas dicas

Cada cor possui suas características e consequentemente, suas particularidades. Os tons acobreados e vermelhos fazem parte de uma imensa paleta de cores, que são consideradas cores fortes e intensas para os fios e demandam cuidados especiais durante a coloração e manutenção do tom.

Dentre as diversas opções de nuances dentro da cartela de cores avermelhadas, é preciso identificar qual tonalidade mais combina com a sua personalidade e que terá um processo mais simples com o intuito de danificar o mínimo possível as suas madeixas e raiz capilar.

Toda coloração necessita de uma base saudável para ser aplicada, e para facilitar esse processo, um passo importante é avaliar a vitalidade da cabeleira. Realizar o teste de porosidade pode ser uma opção, já que ele irá identificar se os fios estão prontos para um procedimento químico como a tintura.

teste de porosidade
O teste de porosidade é um passo simples e importante para entender as necessidades do seu fio! (Crédito: Divulgação • Oh My Hair).

 

O teste é super simples: em um copo com água, coloque um fio de cabelo e aguarde cerca de dez minutos. Após a espera, observe se o fio de cabelo está boiando na superfície, se encontra-se no meio do copo ou se está na parte mais funda.

Caso o fio esteja na superfície, é sinal de baixa porosidade. Neste caso, uma hidratação irá ajudar a manter os fios bem cuidados.

Se o fio permaneceu no meio do copo, o cabelo apresenta média porosidade e está saudável. Neste caso, mantenha a nutrição em dia na sua rotina capilar.

Para o cabelo que permaneceu no fundo do copo, a porosidade é considerada alta, representando um cabelo quebradiço e ressecado. Opte por uma reconstrução no cronograma capilar antes de se aventurar em novas colorações, beleza?

 

Mitos e verdade sobre o cabelo vermelho

Se você anunciou seu desejo de mudar os cabelos para tons de vermelho, com certeza já ouviu algumas advertências ou frases negativas sobre a tonalidade. Sabia que algumas delas não passam de mitos? Para acabar de vez com as dúvidas, vamos esclarecê-las juntas.

Nem todas podem pintar os cabelos de vermelho?
Mito!
O vermelho é uma das diversas opções de coloração e pode ser uma opção para qualquer tipo de cabelo e cor natural. Para que tudo corra bem, conte com o auxílio de profissionais especializados e arrase.

O vermelho desbota muito mais rápido?
Verdade!
O tom possui menos pigmentos do que outras cores, por isso, se desprendem com maior facilidade dos fios. Para que isso não aconteça com tanta facilidade, alguns cuidadinhos fazem a diferença. Não lavar os cabelos todos os dias e utilizar produtos que prolonguem a cor irão te ajudar.

Os tons acobreados não combinam com alguns tons de pele?
Mito!
Quando o assunto é coloração, o que deverá determinar a sua escolha é o seu gosto pessoal e a sua personalidade. Desde os ruivos acobreados à tonalidades fantasia, a escolha deve ser somente sua — e claro, sempre focando em manter os fios saudáveis!

Deixar a tinta por mais tempo deixa a cor mais intensa?
Mito!
A tinta deverá agir pelo tempo determinado pelo fabricante ou profissional. As tinturas são produzidas para atingir determinado ponto de coloração em tempo previsto, portanto, deixá-lo mais tempo nos fios poderá apenas prejudicá-los, ok?

É impossível ficar ruiva só com tonalizante?
Verdade!
Além de agredir menos os fios, os tonalizantes podem te fazer atingir o tom ideal que você procura. Caso esteja insegura sobre a cor, o tonalizante é a melhor opção.

É sempre necessário descolorir para atingir o ruivo?
Mito!
O que irá determinar a necessidade de descoloração é o tom natural dos fios. Algumas nuances acobreadas podem ser aplicadas diretamente em cabelos bem claros.

O vermelho é uma cor mais difícil de remover dos cabelos?
Verdade!
Parece estranho que uma das cores que mais desbotam seja uma das mais difíceis de remover dos fios, né? Mas tonalidades avermelhadas possuem um maior volume de moléculas em seu pigmento, que quando aderem ao fio, fixam e dificultam a retirada.

 

Como cuidar do cabelo vermelho?

A parte mais importante ao optar pela coloração dos seus cabelos é a dos cuidados. Os fios estão sempre expostos às adversidades do dia a dia, e por isso já necessitam de manutenção e atenção quase que diária.

Para as madeixas coloridas o cuidado deve ser redobrado e algumas mudanças fazem grandes diferenças. Após colorir os fios, invista em uma profunda hidratação e já pense em produtos de tratamento para cabelo colorido.

 

Diminuir a temperatura do chuveiro e evitar o uso de secadores, chapinhas e babyliss reduzem a chance de ressecamento dos cabelos e consequentemente, evita que os fios desbotem com maior facilidade. Água fria, além de auxiliar o fechamento da cutícula capilar, dá ainda mais brilho às madeixas.

Ainda pensando em manter a cor por mais tempo, proteja a cabeleira do sol. Para isso você pode contar com produtos que possuam filtro UV em suas composições.

Com o cuidado ideal, seu cabelo vermelho ficará vibrante, lindo e saudável, seja ele vermelho intenso, cereja, borgonha, vinho, amora ou marsala.

Curtiu as dicas do Oh My Hair!? Então explore nossos artigos completos sobre cabelos coloridos! ;)


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>