Cuidados de verão: dicas para as loiras evitarem o temido cabelo verde de piscina

Saiba como não temer este problema com orientações especiais.

Parem tudo, loiras de plantão! Você que é loira natural, tingiu de loiro, descoloriu, matizou os fios ou platinou já deve estar preocupada com o verão que chegou. Isso porque, qual loira nunca sofreu com o cloro de piscina, água salgada ou muita exposição ao sol que resultou no temido cabelo verde?

Deu pânico só de imaginar? Então junte-se ao Oh My Hair e pegue essas diquinhas incríveis que separamos para que você diga adeus ao problema e curta a melhor estação do ano sem medo de ser feliz. Bora lá?

 

Afinal, por que o cabelo fica esverdeado?

Após um belo dia de praia ou piscina e com longas horas de sol, muitas mulheres se apavoram ao notar que seus lindos cabelos loiros — naturais ou coloridos —, ficaram verdes. A oxidação é um processo de reação química que ocorre dentro dos fios de cabelo, envelhecendo as células capilares e causando um tipo de queimadura que modifica a sua tonalidade.

Essa situação é bastante comum para as donas de mechas e cabelos loiros, mas não exclusivamente. Acontece que a oxidação da cor também pode ocorrer com as morenas, mas por terem fios mais escuros, torna-se mais difícil perceber.

 

O que causa a oxidação dos fios?

Alguns fatores presentes no nosso dia a dia podem causar a oxidação dos fios de cabelo:

-Poluição;

-ltas temperaturas na água do chuveiro/banho;

-Uso frequente de chapinhas, secadores e babyliss;

-Procedimentos capilares que envolvem química;

-Água salgada do mar;

-Exposição aos raios UV presentes no sol;

-Cloro de piscinas;

-Falta de hidratação.

 

Como evitar o cabelo verde causado pela oxidação?

O melhor método para dizer adeus ao problema é tomar alguns cuidados importantes e evitar as suas causas. Primeiro, inclua na sua rotina capilar tratamentos como a hidratação e a reconstrução das madeixas, esses processos tornam os fios mais saudáveis e menos porosos.

E se você costuma utilizar aparelhos térmicos como a chapinha e o secador, saiba que elas ajudam a abrir as cutículas dos fios, tornando o processo de oxidação mais provável. Aplicar o protetor térmico antes de modelar ou secar os cabelos irá isolar o calor e proteger suas madeixas.

Se o dia der praia ou piscina, não se esqueça de molhar todo o cabelo em água limpa e doce, antes e depois de sair do mar. Isso ajuda a retirar o sal ou a química do cloro, higienizando as mechas. Se possível, conte com o auxílio de um leave-in para desembaraçar, proteger e hidratar a cabeleira.

 

Outro método de proteção para os fios é o protetor solar. Para dias de muito sol ou longas horas na água, adotar produtos que contem com proteção UV em suas composições é a pedida.

E por último mas não menos importante, atente-se: para qualquer procedimento químico nos cabelos, conte com a ajuda de um profissional. Ele saberá determinar quais fórmulas podem ser usadas na sua coloração ou tom de cabelo, sem causar danos, combinado?

 

O cabelo ficou verde, e agora?

Pulou algum cuidadinho e os fios ficaram esverdeados? Calma! O primeiro passo é ter paciência e cuidar dos cabelos com muito carinho. Como dissemos anteriormente, a hidratação é uma dica de ouro. Como os fios oxidados ficam extremamente ressecados, umectar a cabeleira é muito importante. Você pode apostar numa umectação noturna ou caprichar na aplicação de óleos vegetais.

Outra opção maravilhosa é usar produtos com efeito matizador. Shampoos, condicionadores e cremes de tratamento que retirem o pigmento amarelado, alaranjado ou esverdeado corrige de forma fácil — mas nem sempre rápida — o problema. É possível que a aplicação tenha que ser feita em algumas lavagens, então, sem pressa. Tenha cuidado para não agredir os fios e aguarde o resultado.

E você conhece o shampoo anti resíduos? Ele também pode ser um bom aliado para o cabelo verde causado pela oxidação. Além de lavar os cabelos com o produto, você pode fazer uma misturinha de vinagre de maçã e água e deixar agir nos cabelos por cerca de quinze minutos. Depois é só apostar em um creme de tratamento que deixa o seu cabelo macio.

Curtiu as dicas? Então não deixe de explorar o universo Oh My Hair!, com diversas dicas especiais para o seu cabelo! <3


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>