Mulher loira, em fundo branco, ao lado de coco repartido e folhas verdes

As vantagens de incluir óleos vegetais na sua rotina de hidratação capilar

Potencialize sua rotina capilar com os poderosos óleo de coco, óleo de rícino e extrato de bambu, em receitinhas caseiras ou linhas de produtos com ingredientes naturais

Óleos vegetais e extrato de bambu são opções naturais e sustentáveis para cabelos ainda mais lindos, fortes e hidratados. (Crédito: Pindyurin Vasily • Shutterstock)

Queridinhos desde o Antigo Egito e superversáteis em suas formas de uso, os óleos vegetais acompanham e ressaltam a beleza da humanidade há mais de cinco mil anos.

Com capacidade terapêutica, de hidratação e conservação, os óleos 100% vegetais são ótimos aliados para diversos momentos do dia a dia. E podem revolucionar a rotina capilar de maneira natural, consciente e sustentável.

Seus ativos milenares são capazes de deixar os cabelos mais hidratados, sedosos e com muito brilho.

Hoje, cosméticos capilares unem as propriedades dos óleos de coco, de rícino e extrato de bambu, com o que há de mais tecnológico no mercado da beleza.

E esses ingredientes podem também ser manipulados por você em receitinhas caseiras que ressaltam o poder que essas maravilhas da natureza podem exercer.

Por isso, a gente vai te contar tudo sobre as vantagens desses ingredientes essenciais para a saúde capilar. E os benefícios para todos tipos de cabelo!

 

Mas afinal, o que é um óleo vegetal?

O óleo vegetal é a gordura extraída de uma planta, a partir de sementes, folhas e até mesmo de raízes.

A composição de ácidos graxos faz com que esses ingredientes sejam facilmente absorvidos por compostos orgânicos.

E, por isso, os óleos e todos os seus componentes oferecem resultados tão visíveis no brilho, hidratação e definição dos cabelos e da pele.

 

Quais são os melhores óleos vegetais para cabelos?

Óleo de argan, óleo de coco e óleo de rícino são as melhores opções para os mais diversos tipos de cabelos.

Eles atuam de forma minuciosa nos fios, com a vantagem de proporcionar hidratação, força e nutrição, tudo ao mesmo tempo.

 

Como saber qual óleo é o ideal para o seu tipo de cabelo?

Cabelos enfraquecidos e que caem muito podem melhorar com os ativos do óleo de rícino. A substância auxilia e acelera o crescimento das madeixas. E deixa o terreno fértil para o surgimento de novos fios, ainda mais resistentes e saudáveis.

Já para cabelos ressecados e quebradiços, a melhor aposta é o óleo de coco, que hidrata e nutre profundamente os fios, garantindo maior definição e movimento para cabelos crespos e cacheados. Eles podem precisar de mais hidratação por serem mais porosos e dificultarem a chegada do sebo natural até as pontas.

O óleo de coco também é uma ótima opção para cabelos danificados, pela dupla ação de hidratação e nutrição nas madeixas.

Cabelos opacos e sem movimento merecem o carinho e o poder do óleo de argan. Além de ter um cheiro delicioso, ele também devolve o brilho dos cabelos ondulados e lisos, sem deixar os fios oleosos ou murchos.

E não se preocupe caso seu cabelo seja oleoso: usar produtos que tenham óleos naturais na composição pode ser muito benéfico para a saúde dos fios.

Já existem linhas completas de tratamento diário desenvolvidas com óleo de rícino, óleo de jojoba e extrato de bamboo, que conseguem repor a hidratação e tratar os fios desde o bulbo. E, por isso, tendem a diminuir produção de óleo do couro cabeludo. Escolha sem medo a opção que mais funcionar para a curvatura de seus fios.

 

 

Como usar óleo nos cabelos?

Para manter a rotina capilar, substitua seus produtos diários por aqueles que aproveitem as vantagens dos óleos vegetais em sua formulação. Agora, se você prefere fazer uso tópico dos óleos vegetais direto nos fios, é importante prestar atenção em qual é a função do óleo e a partir daí aplicá-lo moderadamente, em dias espaçados, de forma a potencializar sua ação.

Óleos vegetais como o óleo de rícino auxiliam o crescimento dos fios e a saúde do bulbo capilar, e por isso devem ser aplicados diretamente no couro cabeludo. Já óleos que oferecem maior nutrição, como é o caso do óleo de coco, e que agem de maneira mais direta nas áreas ressecadas do cabelo, a melhor forma de aplicação é no comprimento do fio, evitando a raiz.

Ah, e para remover é só lavar com água abundante e se preferir, use shampoos e produtos liberados, que oferecem ainda mais hidratação, como os Super Condicionadores.

 

Como inserir o uso de óleos na sua rotina capilar?

A maneira mais prática de inserir o uso de óleos vegetais na rotina capilar é aproveitar produtos que tenham óleos em sua composição, como shampoos e condicionadores hidratantes, e fortalecedores. Eles facilitam muito a nossa vida, com fórmulas naturais e sustentáveis nosso dia a dia.

Para quem faz cronograma capilar é interessante incluir o uso de óleos vegetais nas etapas de hidratação e nutrição. Você pode usar somente o óleo que traga mais benefícios aos seus cabelos. Ou ainda incluir uma pequena quantidade desse óleo no produto que você já gosta de usar, para potencializar o resultado.

Caso você esteja em transição capilar, fique à vontade para abusar dos poderes dos óleos vegetais. Por ser um ingrediente totalmente natural, não oferece nenhum risco aos fios. Pelo contrário, auxilia diretamente na saúde dos fios, principalmente dos cachos que estão chegando, agindo também no tratamento e manutenção do comprimento.

Aliás, fica a dica para os cabelos porosos: os óleos são capazes de tratar e selar os fios. E por isso funcionam muito bem em cabelos quimicamente modificados, cabelos brancos, cabelos cacheados e cabelos crespos.


 

Também recomendamos o extrato de bambu para quem busca força e vitalidade para os fios, como complemento ao uso de óleos na rotina capilar. Ele é rico em proteínas e selênio, que fazem parte da constituição da fibra capilar.

Por isso, são indicados para prevenir o ressecamento e a queda dos fios. E também para quem quer deixar o cabelo crescer, ou procura tratamentos eficazes e naturais para alopecia, que é a queda brusca de fios concentrada em uma área do couro cabeludo.

Por conterem vitaminas A, E e B6, produtos com extrato de bambu garantem um resultado belíssimo para todos os tipos de cabelo.

 

Os óleos vegetais são uma opção sustentável?

Por serem 100% vegetais, o óleo de rícino, o óleo de coco, o óleo de argan e mesmo o extrato de bambu são opções sustentáveis que não poluem e não prejudicam o meio-ambiente. Por esse mesmo motivo, estão liberados para low-poo e veganas, para todos os tipos de cabelo e todas as idades.

 

Cabelos saudáveis e cabeça também!

Produtinhos naturais nos possibilitam desfrutar de muitos benefícios. No caso dos óleos vegetais, o aroma único não serve só para um cabelo cheiroso.

As fragrâncias podem ser aproveitadas para aromaterapia. Use gotas de óleos essenciais durante os rituais de beleza. Podem ajudar a acalmar e até inspirar. Ou, minimamente, dão uma sensação gostosa, né? Afinal, quem não gosta de um cheirinho bom no ar?

Aproveite também esses momentos de autocuidado e coloque aquela música boa pra relaxar ou extravasar!

 

E aí, conta pra gente nos comentários qual óleo é o seu favorito? Temos conteúdos mais do que especial para te ajudar a ter um cabelo forte, brilhante e cheio de movimento com o poder dos óleos bifásicos e reparadores. Confia na gente que com essa novidade a sua relação com seu cabelo será outra, dá só uma olhadinha :)


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>