Mulher de cabelo cacheado castanho com finalização e mão no queixo pós-banho

Finalização em cabelo cacheado: passo a passo de fitagem, dedoliss, twist, técnica mais prática e rápida

5 dicas incríveis da fitagem ao twist para você finalizar o cabelo cacheado, crespo e até mesmo ondulado

A leveza da finalização deve te acompanhar na sua rotina capilar (crédito: Beautry Stock •  Shutterstock)

Muito se fala sobre finalização capilar, mas você realmente sabe o que isso significa? Basicamente, a palavrinha é usada para designar qualquer procedimento ou técnica que dê mais forma, leveza ou volume para os fios pós-lavagem. E a gente não está falando aqui só de finalização para cabelos cacheados e crespos, mas também de cabelos ondulados e até mesmo lisos – quando coloridos ou até mesmo descoloridos.

Por isso, reunimos aqui alguns tipos de finalização que podem – e devem – fazer parte da sua rotina capilar! Ah, sempre desembarace parte dos fios no banho para facilitar o processo, conte com a ajuda do seu condicionador milagroso nessa missão, ok? Avalie qual é o melhor e faça do pós-banho um momento delicioso de autocuidado cheinho de autoamor:

 

Fitagem

Esta é a técnica mais popular para quem deseja finalizar os fios ondulados, crespos e ondulados depois do banho. Para fazê-la, é simples. Primeiro, você precisa lavar bem o cabelo com o shampoo e condicionador de sua escolha.

Depois, com os fios ainda úmidos, separe as madeixas em quatro grandes partes – laterais, inferior e superior. Desembarace cada partezinha e as mantenha sempre presas para que o cabelo não seque até você terminar todo o processo.

Escolha um creme de pentear que você prefere e curte e aplique, mecha por mecha, como se estivesse enrolando pequenas fitinhas. Se preferir usar um leave-in junto. Aqui, é super importante que você preste atenção na quantidade do produto queridinho escolhido, bem como sobre a atenção potente de ambos juntos. Fique à vontade na sua escolha. É sempre importante lembrar que o máximo de minúcia utilizado aqui permite um resultado ainda mais fantástico. Se o seu cabelo for muito cacheado, escolha também um óleo capilar de sua preferência para definir ainda mais as pontas e deixá-las menos ressecadas.

Depois, aguarde secar naturalmente ou use um difusor de cachos para te dar uma mãozinha neste processo. Ah, use uma toalha nos ombros para não molhar a roupa todinha ou faça sem camisa ou camiseta e depois se seque. Beleza?

 

Plopping

Uma das técnicas mais fantásticas – que pode ser usada junto com outros tipos de finalização – é a plopping. Basicamente, depois de lavar os cabelos e finalizá-los com a fitagem, por exemplo, você amarra os fios bem presinhos à cabeça com uma toalhinha de fibra de algodão – é super importante aqui que seja uma fibra natural para que a absorção da água seja quase completa –, sem dar espaço para um volume indesejado. Ah, você também pode fazer com uma camiseta de algodão que não usa mais. Quem decide aqui por quanto tempo a toalhinha ficará na sua cabeça é você, mas a gente indica de meia a uma hora. Siga o passo a passo abaixo:

 

Dedoliss

Também conhecida como a finalização ou texturização dos dedinhos, esse processo é super fácil, mas requer bastante tempo e cuidado por parte de quem quer deixar a cabeleira cacheada ainda mais linda e definida. Por não usar uma fonte de calor – super perigosa para os fios por deixarem mais suscetíveis à quebra –, as vantagens são inúmeras e vão desde a alta definição até a alta duração.

Para fazer em casa, siga essas dicas que preparamos com muito carinho para você: aplique o creme de pentear de sua preferência nos fios ainda molhados, separe em pequenas madeixas – se quiser mais volume, as porções devem ser menores – e, usando os dedos, torça cada porção nos sentidos horário e anti-horário. Conte até trinta e depois solte. Ah, importante ressaltar que o cabelo precisa estar úmido também. Vem cá ver tim-tim por tim-tim:

 

Unicórnio

Idealizado pela rainha Ca Martins, essa finalização é ideal para quem curte o efeito da raiz um pouco mais lisa, quando comparada com o outras técnicas, além de ser uma das mais efetivas quando o papo é aquele volumão bonito. Para começar, você precisa prender todo o cabelo para frente num rabo de cavalo – imitando um chifrinho de unicórnio mesmo – e aplicar o creme – tanto na parte "solta" com o rabo, quanto na raiz para proteger.

Aí, você amassa o cabelo. Você pode, então, secá-lo com o difusor ou naturalmente. A gente indica você secar, pelo menos, a parte em que ficou presa – em contato direto com o lacinho – com o difusor, sempre no sentido para baixo e sem mexer muito para não interferir na forma e também para evitar a proliferação de fungos e outros bichinhos chatos. Ah, essa é uma finalização perfeita para quem se incomoda com o fator encolhimento!

 

Twist

Indicada para cabelos crespos e cacheados, a técnica, que em livre tradução para a língua portuguesa significa "torção", é super prática e simples, além de maravilhosa para quem está em transição capilar por dar muita textura e definição para os cachinhos. Basicamente, você irá entrelaçar duas madeixas da sua cabeleira, desde a raiz até às pontas, como se fosse fazer pequenas trancinhas.

Com elas molhadas e já sob efeito do creme ou da geleia ou produtinho de sua preferência.

Você pode contar com a ajuda de acessórios como lacinhos, mas também pode fazê-la sem nenhum. A gente só recomenda você umedecer um tico os lacinhos com o produto escolhido para hidratar também esse trecho do cabelo. O tamanho das madeixas escolhidas depois da repartição – que deverá ser feita em dois, sendo a parte frontal e a parte de trás – influencia diretamente na abertura dos cachos, quanto maior a porção de cabelo para ser 'trançado', maiores serão os cachos.

Use um pente para soltar a raiz e se preferir, faça de noite, você irá se surpreender positivamente com tamanha beleza do resultado final.

 

Ah, muitas vezes a gente falou por aqui sobre finalização e texturização e ambas as técnicas caminham lado a lado. Uma finalização, geralmente, é uma texturização quando o seu desejo é ter cachinhos bem definidos, bonitos e saudáveis, além de uma juba volumosa & cintilante! E claro que você encontra tudo sobre isso aqui no site mesmo, é só dar uma olhadinha em Meu Cabelo e selecionar Cacheados para saber as melhores dicas e novidades do mundo dos cachos ;)


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>