Jovem sorridente tirando selfie em fundo amarelo com camiseta amarela e cabelo crespo, franja cacheada e finalização day after

Day After: as melhores técnicas para cachos perfeitos no dia seguinte

Dicas e técnicas simples para manter seus cachos sempre lindos e com muito movimento.

Descubra técnicas, produtos e dicas ideais para revitalizar os cachos no dia seguinte à lavagem e à finalização (crédito: Brastock • ShutterStock)

Tem dias em que nosso cabelo parece não estar de bom humor, né? Nós, cacheadas e crespas, conhecemos muito bem aquela dorzinha que dá no coração ao dormir com o cabelo lindo, com cachos superdefinidos, com brilho e bem soltinhos, e acordar com o cabelo embaraçado e cheio de frizz.

Um day after ruim faz com que muitas de nós optemos por lavar o cabelo ao acordar. Mas, verdade seja dita, essa nem sempre é a melhor opção. Quando lavamos nossos cachos todos os dias com shampoo, a hidratação tende a durar menos e, como consequência, a saúde e definição dos cachos também.

Então, como fazer os cachos durarem mais? O segredo principal é focar no day after, que é justamente a revitalização do cabelo no dia - ou dias - após a lavagem e finalização. O foco aqui está em produtos e técnicas que justamente prolonguem a definição e hidratação do seu cabelo. E claro que as possibilidades são muitas.

Destacamos que você faça sempre o tão amado coque abacaxi na hora de dormir. É bem simples, basta prender o cabelo em um rabo de cavalo no topo da cabeça, sem apertar muito para não marcar os fios. Assim, a fricção entre o travesseiro e os cachos é menor e por isso eles duram mais. Para diminuir ainda mais a fricção, uma opção superprática é fazer uso de fronha ou touca de cetim quando for deitar. Podemos não perceber, mas tecidos como algodão tendem a não só enroscar nos fios, mas também podem absorver um pouco da hidratação dos fios e aumentar o frizz ao longo da noite. E, pensando em hidratação, não se esqueça de, sempre que possível, fazer uma boa umectação noturna ;)

E claro que as possibilidades não param por aqui. Pensando nisso, pedimos ajuda a quem entende tudo sobre day after. Murilo Lorran, além de ter cachos deslumbrantes, é também o vencedor do reality Meu Cabelo Pantene 3 e é ele quem vai contar tim-tim por tim-tim os processos e segredos para cachos sempre lindos.

Com caderno e caneta em mãos, separamos as melhores dicas para que você também tenha cachos de tirar o fôlego. Bora aprender?

As dicas do vencedor do Meu Cabelo Pantene 3.

 

Para começar a conversa, conta para a gente qual é o grau de curvatura do seu cabelo :)

 

R: Meu cabelo tem a curvatura 3c/4a. Sempre gosto de falar que ele tem a curvatura do 3c e o volumão do 4a, e eu amo essa mistura.

 

Como funciona a sua rotina capilar?

 

R: Minha rotina é bem simples! Eu costumo lavar o cabelo 1 vez na semana, fazendo a minha boa hidratação. Nunca faço lavagens rápidas ou com pressa, porque eu sempre gosto de colocar esse momento de cuidado, como um momento prazeroso do meu dia, necessário e de amor próprio.

 

Como você costuma finalizar o seu cabelo após o banho e quais produtos você usa?

 

R: Depois de realizar muitas finalizações, eu digo que hoje em dia tenho o meu jeito favorito que consegue me dar definição e bastante volume ao mesmo tempo, além de conseguir me dar vários dias de day after, de 7 até 12 dias, eu amo! O segredo está na massagem durante a lavagem, o modo de usar os produtos e como eu seco o meu cabelo no final de tudo.

 

Você usa sempre a mesma técnica ou varia? Se varia, quais tipos de finalização você prefere?

 

R: Eu sempre uso a mesma técnica! O que muda, é que às vezes seco com secador quando quero um volumão a mais, e outras vezes deixo o cabelo secar naturalmente quando estou com a rotina mais tranquila.

 

Você faz o day after? Se sim, com qual frequência?

 

R: Faço sim, sempre que preciso!

 

E como funciona o seu day after?

 

R: Toda vez que lavo meu cabelo semanalmente, faço a minha finalização muito cuidadosa para que eu consiga ter vários dias de day after, portanto adoro caprichar na quantidade do creme finalizador e da geleia ao passar mecha por mecha, e faço a fitagem sem pressa. É necessário ter paciência pra fazer tudo porque demora uns 30, 40 minutos, mas isso me rende muitos dias de day after e eu adoro!

 

Você considera a hidratação importante para o day after? Se sim, por quê? E quais dicas você compartilharia com quem está começando a incluir o day after na rotina?

 

R: Com toda certeza! A minha dica é: uma boa hidratação com os produtos certos e com muuuuita massagem nos processos, que faz toda a diferença no day after. Então sempre preza por usar máscaras de hidratação mais densas e de qualidade, capricha na massagem dos fios quando passar os produtos e nunca esqueça de passar o condicionador depois da máscara para selar os fios, o resultado pode ficar bem mais completo.

 

Na sua opinião, quais são os principais benefícios do day after?

 

R: Sem dúvida nenhuma, a praticidade de lavar o cabelo apenas 1 vez e ele ficar bom a semana toda e, dependendo da técnica, reduz muito o frizz para quem não gosta do cabelo mais armado.

 

Quais dicas você daria para aqueles dias de "bad hair day"?

 

R: Eu não costumo ter bad hair day por conta dessa finalização que faço bem pacientemente e que me rende bons frutos para o resto da semana. Logo, quem tem um bad hair day é porque pode ter feito uma finalização com pressa, de um jeito mais simples e rápido. Então minha dica é: invista em produtos de qualidade e que seu cabelo aceite muito bem e sempre que puder, separe um tempo bom para você finalizar o seu cabelo sem pressa e com vontade. Às vezes, ele só precisa de mais atenção.

 

Você já fez algum procedimento que altera a estrutura dos fios?

 

R: Na minha época de colégio, eu cheguei a alisar o meu cabelo passando química, que foi quando eu usava um moicano bem grande só para chamar a atenção, enquanto eu jogava e competia os esportes eu praticava.

 

Como é a sua relação com os seus cachos e como você começou a amá-los?

 

R: Além da fase do moicano, sempre usei meu cabelo baixinho ou com ele totalmente raspado, mas sempre tive curiosidade em deixar o cabelo crescer só para colocar tranças e ver qual era a sensação de ter um cabelo grande. Até que me mudei de cidade para fazer faculdade aos 18 anos e lá comecei a ver tantas mulheres pretas lindas com aquelas tranças enormes, o que funcionou como um ótimo gatilho para mim. Então, deixei o cabelo crescer por um ano, aí coloquei as tranças, e quando as tirei depois de 2 meses, vi que os cachinhos começaram a se formar e, nossa, foi amor à primeira vista! Desde então, nunca mais coloquei nenhuma química e nunca fiz nada que alterasse a estrutura dos fios, apesar da minha família no início sempre falar para cortar ou “relaxar” os cachos, mas segui forte e hoje vejo que eu ganhei essa batalha.

 

O que você falaria para quem está assumindo os cachos naturais?

 

R: A primeira coisa que eu falaria seria, na verdade, um questionamento. Você realmente quer isso? Se sim, saiba que você poderá ouvir muitas críticas no início, receber muitos olhares de negação ou de desprezo, mas é preciso ter sempre uma coisa na cabeça: SE AME, SE IDOLATRE E TENHA ORGULHO DE VOCÊ MESMO, porque, no final de tudo, todos que criticaram irão pagar a língua e te aplaudir de pé pela conquista e coragem. É necessário muita paciência e amor próprio para que tudo isso aconteça, senão, de nada vai adiantar.

 

 

 

 

Que de-mais, né? Amamos essa entrevista <3 Inspiradora.

Nos empolgou ainda mais e aí separamos vídeos com as melhores técnicas para o seu day after. Aperte o play, teste as possibilidades e encontre o processo ideal para seus cachos!

 

 

 

 

 

 

 

Ah, não esquece de contar para a gente o que você achou das dicas, qual já incorporou na sua rotina e como foi o resultado!


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>