Jovem negra com máscara azul em fundo rosa, com a mão no pescoço e cabelo crespo curto

Estresse pós-traumático e isolamento podem causar queda de cabelo?

Entenda por que o estresse pós-traumático e a rotina de isolamento podem alterar a saúde dos fios, ocasionando a queda

(créditos: Bagus Production / ShutterStock)

Quem diria que os novos anos 20 começariam virando tudo de cabeça para baixo, né? A pandemia exige de todos nós um esforço bem grande para manter a saúde mental, né? Inseguranças, planos e laços interrompidos não são exclusividade de ninguém. Está todo mundo passando por desafios, de alguma forma. O jeito é colocar a vida em perspectiva e seguir em frente. Mas, óbvio: isso não é fácil, não.

Entre tantas demandas do mundo lá fora e da nossa cabeça aqui dentro, é importante se atentar para a nossa saúde, do corpo e da mente. E se você pensa que essas são coisas distintas, bem, na verdade não é exatamente assim.

Em um contexto de isolamento e incertezas, podemos dizer que as saúdes física e mental nunca estiveram tão conectadas. Mudanças no nosso corpo podem trazer à tona inseguranças que influenciam nossas emoções e bem-estar mental, assim como o estresse pode ser somatizado e ocasionar, por exemplo, queda de cabelo. Um exemplo claro disso são os diversos relatos de pacientes que apresentaram queda dos fios depois de curados do coronavírus. Mas o que exatamente uma coisa tem a ver com a outra?

 

A queda de cabelo e o estresse

Não são todas as pessoas diagnosticadas com Covid que apresentam queda de cabelo em função da doença. Nos casos em que isso acontece, o paciente observa uma queda acentuada dos fios cerca de 2 a 3 meses após adoecerem.

Trata-se do chamado eflúvio telógeno agudo - o nome pode assustar, mas calma, a gente explica e tem solução. Além disso, é considerada uma condição comum pela Medicina: no Brasil, são mais de 150 mil diagnósticos por ano.

Esse quadro se desenvolve em situações de estresse pós-traumático, como doenças graves ou agudas, cirurgia, e parto - que inclusive é tema de um artigo especial que preparamos sobre o cuidado com os cabelos das mamães após o parto. E também em momentos de estresse intenso. Devemos levar isso em conta, por exemplo,no isolamento social imposto pela quarentena e o impacto no cotidiano que todos nós estamos vivendo atualmente. Muita gente está passando por esse estresse intenso e percebendo uma queda dos fios maior do que o normal.

Doenças infecciosas, principalmente as febris, como a Covid-19 e a dengue, estão na lista das doenças agudas que podem desencadear a queda de cabelo. A causa é a seguinte: o estresse faz com que muitos folículos do couro cabeludo entrem em repouso prolongado. E o ciclo capilar, que é, em média, de 3 meses, fica alterado. Depois de alguns meses, os fios que estavam ali "presos" no folículo adormecido, começam a cair.

Apesar de gerar muita angústia e ansiedade, trata-se de um quadro benigno e temporário. Fique tranquila, fique tranquilo: os cabelos voltarão a nascer. Essa queda repentina não é regra e, portanto, nem todo mundo que tiver uma doença infecciosa vai ter queda de cabelo. Não vale a pena ficar sofrendo por antecipação, tá?

 

A dinâmica química do estresse

Quando uma pessoa enfrenta estresse emocional, ela libera alguns hormônios, neuropeptídios e neurotransmissores, que podem causar uma inflamação local. Em casos mais leves, essa inflamação pode causar caspa. Mas em outros casos, pode alterar o ciclo de crescimento capilar e, assim, gerar a condição do eflúvio telógeno que explicamos acima.

Esse mesmo raciocínio de alteração hormonal por estresse também é válido para explicar a piora da saúde da pele durante períodos de tensão e incertezas, que geram, por exemplo, dermatite atópica, psoríase, urticária, acne e rosácea.

Por isso, antes de entender o que está acontecendo com seu cabelo, é importante que você entenda o que está acontecendo com o seu corpo e a sua mente. Procure os profissionais certos, como psicólogos e psiquiatras. Uma ajuda especializada é fundamental nesse momento, para que ele não evolua.

 

Cuidados em casa

Alivie a mente

Depois de procurar ajuda profissional, olhe para a sua rotina: está descansando o corpo e a mente? Está encontrando momentos de relaxamento e diversão? Sabemos que nesse período difícil, pelo qual todos estamos passando, pode ser mais complicado ter momentos de lazer. Mas a gente precisa ressignificar a rotina. Hábitos simples, como colocar uma música que você goste, daquelas que trazem boas sensações, e dançar, é algo simples e que libera substâncias que fazem a diferença no seu bem-estar. Faça um chá relaxante, olhe um filme engraçado, conte uma piada para si mesmo. Converse com quem está perto e se abra. <3

 

Dicas para frear a queda de cabelo

Comece a expedição pelo couro cabeludo observando se você está com oleosidade, descamação, ressecamento ou pontos de vermelhidão. Note se isso também está acontecendo em outras partes do seu corpo e, se a resposta for sim,procure um dermatologista.

Independente do que você descobrir, não esqueça que está tudo bem e que resolver esses problemas pode ser mais fácil do que você imagina. Por isso, separamos algumas dicas e práticas que você pode adotar desde já para acabar com a queda de cabelo de uma vez por todas!

 

Linhas de tratamento capilar especializadas na saúde do couro cabeludo são a forma mais prática e eficaz de lidar com a queda de cabelo. Pesquise por marcas tecnológicas e leia sempre o rótulo das embalagens.

Recomendamos shampoos e condicionadores que tenham Piritionato de Zinco (ZPT), ingrediente importantíssimo para a limpeza e o tratamento da raiz. Prefira os produtos que também ofereçam hidratação para os fios e utilize cremes especializados na hidratação do couro cabeludo. Em poucos dias de uso você já vai notar a diferença.

Foque também na nutrição do cabelo. Essa é uma etapa superimportante para trazer a força e vitalidade que os fios precisam para crescer. Para isso, os óleos vegetais são seus melhores amigos.

Indicamos óleos reparadores bifásicos, mas também é possível fazer uso de opções naturais, como o óleo de coco e de argan, que podem ser aplicados diretamente nos fios ou ser utilizados como ingredientes de máscaras reparadoras.

Por fim, mantenha seu cabelo saudável sempre que possível, incluindo produtos de finalização, como creme para pentear hidratante, leave-ins e geleias capilares que protegem e tratam os fios durante o dia todo.

 

Agora que você já sabe como se proteger e resolver situações de estresse emocional, conta para a gente aqui nos comentários quais práticas você vai adotar. E volta aqui para contar o resultado! Se tiver outras dicas de autocuidado, compartilha aqui também!

 


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>