Mulher jovem grávida de cabelos longos, volumosos, lisos e loiros, segurando a barriga com as mãos em fundo neutro nude bege

Como tratar a queda de cabelo na gravidez e mudar o visual no pós-parto?

Para entender melhor sobre a queda de cabelo e cuidados durante a gravidez, preparamos esse artigo.

(crédito: Oleg Gekman • ShutterStock)

A chegada de um filho ou de uma filha é o momento mais transformador da vida de qualquer pessoa. E nem precisa ser mãe ou pai para concluir isso, né?

Para as mulheres, a transformação é emocional e também corporal. Gerar uma nova vida é uma das coisas mais lindas que o corpo humano consegue fazer. Mas sabemos que nem tudo são flores.

As costas doem, as mamas latejam, a barriga incomoda para dormir, a pele muda, o cabelo fica vistoso, depois perde o brilho, muda de textura, de espessura e... cai.

É normal, na gestação e no pós-parto, as madeixas das mulheres apresentarem certos problemas, como queda e opacidade dos fios.

Além disso, durante a gravidez, não é possível usar produtos químicos, o que pode até interferir na autoestima de mulheres que gostam de usar produtos de beleza.

E no puerpério, cadê o tempo livre para isso?

A rotina com o bebê demanda muita dedicação e energia da mãe, e pouco sobra para um autocuidado, né?

Mas tudo vai se ajustando e, por isso, a gente traz aqui um conteúdo especial para as mulheres que estão no puerpério ou que já passaram por ele, mas ainda enfrentam a queda de cabelo. E também para as mamães que não estão com esse problema, mas que querem dar um up nos fios.

Desenvolvemos um guia capilar para mulheres grávidas, pra te ajudar a entender o que mais afeta o cabelo, e os tratamentos que são permitidos durante a gestação e a amamentação.

Também garimpamos algumas mudanças de cortes para esse novo momento.

Confia que aqui só tem dica boa. E muito amor! <3

Mulher mãe de filho pequeno com cabelo cacheado longo natural abraçando, sorrindo e brincando com bebê
(crédito: Pinterest • My Chic Obsession)

 

Queda de cabelo na gestação

Durante a gravidez, a queda dos fios não costuma ser muito comum, porque geralmente o boom hormonal dá mais vitalidade e força para os cabelos.

Mas, para algumas mulheres, a queda pode ser explicada pelo aumento dos níveis de progesterona. O hormônio passa a ser produzido em grande quantidade na gestação.

E um dos impactos disso no organismo pode ser o ressecamento do cabelo. Aí, os fios acabam ficando mais frágeis e quebradiços, e acabam caindo mais do que normal.

 

Ressecamento

Para aliviar a ação da progesterona no cabelo, é fundamental focar na restauração e nutrição dos fios.

Na hora do banho, dê preferência a linhas de tratamento que tenham óleos vegetais, algas marinhas e bambu na formulação.

Uma vez por semana, separe um momentinho para aplicar uma máscara de ação rápida com foco na restauração dos fios. Ela age em apenas 3 minutos e o ideal é que seja usada entre o shampoo e o condicionador.

Na hora de dormir, a cada 10 dias, passe óleo no comprimento de todo o cabelo e capriche na umectação noturna. Coloque uma touca de pano e deixe agir enquanto dorme.

Sugerimos os óleos de argan, coco e rícino para um resultado ainda mais surpreendente.

Siga essas dicas e veja seu cabelo ganhar brilho e movimento a cada aplicação ;)

 

Pintura

Colorações são proibidas durante a gestação, o que faz com que muita mulher fique #tensa com a possibilidade de ter que assumir os fios naturais ou aqueles brancos que já estão na área.

Mas que tal aproveitar esse momento tão poderoso e transformador da vida para olhar com mais carinho e amor para si?

Aceitar o cabelão do jeito que ele é, com a cor natural ou com os branquinhos genuínos, e se orgulhar com isso, é um movimento bem saudável.

Além disso, tem outro aspecto positivo: finalmente, os seus fios vão receber aquele detox tão necessário, mas que você sempre adiou, porque não queria parar de pintar, descolorir, ou fazer outros procedimentos químicos.

A pausa obrigatória nessas rotinas vai resultar num cabelo com mais saúde, brilho e resistência.

 

Alisamento

Procedimentos que alisam o cabelo não são bons para os fios, mas trazem muita praticidade para o dia a dia. Na gravidez, ficam terminantemente proibidos, pela grande quantidade de produtos químicos que exigem.

Mas você sabia que existem procedimentos naturais que selam os fios? E garantem muito brilho, nutrição, controle do volume e textura ao cabelo.

Sim, sim, estamos falando dele: o botox capilar! Que inclusive você pode fazer em casa mesmo! Procure por marcas que você já conhece e nas quais confia. E que não abram mão da tecnologia em seus produtos. Leia a embalagem atentamente e encante-se com o resultado final.

 

Crescimento

Para recuperar os fios perdidos durante a gestação e que parecem nunca voltar a crescer no pós-parto, é fundamental cuidar do couro cabeludo. É ele que vai garantir que os fios nasçam e cresçam mais fortes e resistentes.

Invista em shampoos e condicionadores específicos para a raiz. Indicamos fortemente que você teste o combo shampoo detox + condicionador específico para couro cabeludo ressecado. Eles não agridem ou ressecam a estrutura capilar, e hidratam os fios, deixando-os nutridos e saudáveis para ajudar no crescimento.

Faça uma massagem bem relaxante enquanto o produto age. E aplique sempre creme de pentear com ação hidratante após o banho. Você vai se sentir em um verdadeiro Projeto Rapunzel :)

 

Autocuidado com passos simples

Não são apenas as mudanças hormonais e de rotina que podem ocasionar a queda e o ressecamento do cabelo. O stress também – e muito! Sabemos o quanto é complicado ficar sozinha e ter alguns poucos momentos para se curtir na etapa final da gestação e principalmente no pós-parto. Mas acredite, um bom banho pode mudar a energia de toda a sua semana! Sempre que puder, separe 30 minutos só para você e faça dos cuidados capilares um momento de autocuidado. Seu corpo e mente agradecem!

Vida nova, cabelo novo!

Celebre essa nova fase da sua vida, aceite com bondade as mudanças que vieram junto com ela e acolha a nova mulher que você está se tornando.

Busque por referências atemporais e arrase em um novo visual, com um novo corte de cabelo que faça mais sentido em relação aos seus sentimentos e desejos.

Transborde esse sentimento de amor para si e não esqueça do quanto você é forte e incrível.

E compartilha com a gente os cuidados que você teve ou está tendo na gestação e no pós-parto! Vamos adorar te ouvir e ajudar outras mamães!


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>