Lavando cabelo com shampoo para manter os cuidados com a raiz do cabelo skincare capilar

Skincare do cabelo: saiba como cuidar da saúde do seu couro cabeludo

Inclua tratamentos eficazes na rotina capilar para manter o couro cabeludo saudável e a raiz capilar protegida!

Cabelos bonitos e sedosos começam com um couro cabeludo saudável. (Crédito: Cristina Rose Pix • Shutterstock)

A saúde de toda a extensão dos cabelos começa pelo couro cabeludo!  É nele que os fios formados no bulbo capilar se fortalecem, a hidratação natural acontece e é direcionada para todo o seu comprimento. O couro cabeludo também funciona como uma barreira física, um isolante térmico e uma espécie de "capinha" de proteção imunológica de todo o nosso organismo, com uma grande concentração de vasos sanguíneos. Ele pode ser o indicador de doenças, alergias e inflamações, causadas por fatores externos, fungos e bactéria que afetam os cabelos, bem como toda a saúde do corpo, apresentando reações adversas a produtos alergênicos e ao desequilíbrio de vitaminas, por exemplo.

São diversas possibilidades para tratamentos, ingredientes e produtos especializados disponíveis para a rotina de cuidados focada na raiz capilar. Afinal, cuidar do couro cabeludo é cuidar de nós mesmas e de nossa saúde. Então, respira fundo, coloca a sua música relaxante preferida para tocar e vem com a gente aprender mais sobre os rituais e truques mais preciosos para o bem-estar do couro cabeludo, que permitem resultados incríveis também para a madeixas.

 

Jovem olhando no espelho, analisando couro cabeludo saúde skincare capilar
Saiba como identificar, tratar e prevenir doenças capilares com produtos e ingredientes mágicos para o couro cabeludo (Crédito: Nina Buday • Shutterstock).

 

Como saber se o couro cabeludo está saudável ou não?

Irritação, coceira, sensação de pele puxando são alguns dos sinais de que as coisas não estão muito boas no couro cabeludo. Se perceber qualquer um desses sintomas, procure um dermatologista especializado para fazer uma avaliação adequada e entender qual é a origem dessa situação.

Caso não tenha nenhum sinal, vale a pena fazer avaliações regulares para checar se está tudo sob controle. Isso você mesma pode fazer, em casa. Observação, aqui, é o segredo. Separe mechas de três centímetros, aproximadamente, em pontos espaçados da cabeça. Confira se a raiz capilar na divisão formada está oleosa, apresenta vermelhidão, caspa ou descamação. Se nada disso estiver perceptível, o couro cabeludo muito provavelmente está saudável. Nesse caso, foque na limpeza alternada da raiz,  com produtos para hidratação e manutenção do bem-estar da área.

Agora, caso você apresente um ou mais sinais descritos acima, fique tranquilo, você não está sozinho e nós vamos te ajudar!

 

Quais são as doenças do couro cabeludo?

As doenças mais comuns do couro cabeludo são: seborreia, ou a oleosidade excessiva; foliculite, que é a inflamação de um ou mais folículos capilares; alopecia androgenética ou areata, nome científico da calvície causada por predisposição genética ou inflamação, respectivamente; dermatite seborreica ou caspa,  resultado da combinação entre oleosidade, inflamação e descamação; e, por fim, eflúvio telógeno, que corresponde à queda repentina e em grande quantidade.

Todas essas doenças e complicações do couro cabeludo podem estar ligadas a fatores genéticos, emocionais e imunológicos. E cada uma delas requer o uso de produtos específicos para tratamento.

Vale mencionar que sol, vento e poluição são fatores externos prejudiciais para a saúde dos fios. E nosso interior também afeta o bem-estar do couro cabeludo, quando passamos por situações de estresse, ansiedade e variações repentinas de humor, por exemplo. Respire fundo, entre em contato com o que você tem de melhor e olhe com carinho para sua saúde, lembrando sempre que corpo e mente estão conectados.

 

Como tratar o couro cabeludo?

Assim como nossa pele, o couro cabeludo também precisa de uma rotina capilar que trate e mantenha a saúde. Por isso, é interessante incluir produtos de uso diário especializados na vitalidade da região, como shampoos anti-coceira, linhas completas voltadas para couros cabeludos sensíveis, além de opções tecnológicas, como condicionadores formulados para serem aplicados na raiz e outros que promovem detox, para manter a área sempre limpinha e fértil para o crescimento capilar. Isso ajuda o bulbo a desenvolver o crescimento natural de 1cm por mês, aproximadamente.

A melhor opção é escolher cosméticos que consigam limpar, esfoliar, tonificar e hidratar o couro cabeludo sem ressecar ou prejudicar o comprimento, dando mais brilho e movimento para seus cabelos.

Ah, e não se esqueça de sempre consultar um dermatologista, está bem?

 

O que passar no couro cabeludo?

Além dos produtos mencionados acima, existem inúmeras opções naturais e misturinhas para um couro cabeludo e fios mais saudáveis. Procure por ingredientes que tenham ação calmante, adstringente, anti-fúngica e estimulem a circulação sanguínea e a reposição de líquidos, vitaminas e minerais.

Ideais para tratar doenças do couro cabeludo, remover o excesso de sebo e acabar com possíveis mau odores causados por fungos e bactérias, ingredientes como babosa, extrato de menta, óleo de eucalipto, alecrim, pepino e camomila merecem sua atenção quando for escolher o cosmético capilar para uso diário.

Com a ajuda de um dermatologista, encontre os ingredientes naturais mais adequados a você. Eles podem ser usados sozinhos ou em misturinhas para potencializar o detox ou hidratação no cronograma capilar. Essas substâncias também podem, eventualmente, ser usadas direto na raiz, lembrando sempre de lavar e condicionar após a aplicação, caso opte pela segunda opção.

Também recomendamos produtos que tenham Piritionato de Zinco, conhecido pela sigla ZPT, conhecido como o aliado número 1 na luta contra a descamação e caspa. Ele remove e ajuda a prevenir a formação de agentes irritantes da raiz do cabelo, mantendo a região equilibrada e saudável.

 

Como manter o couro cabeludo saudável?

Para manter a saúde do couro cabeludo é importante adotar medidas práticas no dia a dia. No banho, use água morna ou fria sempre e cuide para não usar as unhas ao lavar os cabelos, fazendo movimentos circulares suaves e assim, não ferir a raiz. Após a lavagem, evite o secador muito quente e não deixe o couro cabeludo úmido por muito tempo, afinal isso favorece o surgimento de fungos, caspa e descamação.

Agora, se você pretende fazer algum procedimento que possa machucar o couro cabeludo, use produtos hidratantes antes e depois da aplicação. Para proteger a raiz, não lave ou faça movimentos abrasivos no couro cabeludo por pelo menos dois ou três dias antes de descolorir, tingir ou aplicar soluções químicas que alterem a modelagem dos fios.

 

Como aliviar a dor no couro cabeludo?

A dor causada pelo uso de tranças ou penteados muito apertados pode ser extremamente incômoda e prejudicial para o couro cabeludo. Procedimentos de transplantes capilares também causam muita dor na área por um curto período. Em ambos os casos, a solução é muito simples e relaxante.

Estimular os folículos, promover o equilíbrio e elasticidade da região, fortalecer a raiz e auxiliar no crescimento dos fios são alguns dos benefícios da massagem capilar, que traz vantagens não apenas para a saúde do couro cabeludo.

 

Aproveite a aplicação de produtos e ingredientes benéficos ao couro cabeludo para reforçar o resultado e emende a massagem capilar em um cafuné, uma massagem facial ou relaxante na região dos ombros. Preste atenção aos movimentos do corpo e à sua respiração para começar ou terminar o dia muito mais leve e disposto.

 


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>