Mulher jovem de cabelo multicolorido e roupa divertida em fundo urbano

Como fazer a hidratação de cabelos coloridos com 7 dicas de ouro

Hidratação é peça-chave para proteger os fios mais fragilizados e deixar os cabelos multicoloridos mais fortes e modernos!

Cabelos muito coloridos precisam de uma hidratação cuidadosa & diária! (Crédito: Tommy Van Kessel • Unplash).

Não é à toa que os cabelos coloridos têm ganhado as cabeças das mulheres – e dos homens também – mais moderninhos & divertidos. No entanto, a coloração – principalmente quando envolve a descoloração, processo em que todo o pigmento capilar é retirado e acontece um aumento considerável do pH dos fios, além da abertura das cutículas da fibra capilar – é muito associada ao ressecamento. Por isso, cuidar dos fios coloridos é tão importante. É preciso hidratá-los, seguir uma rotina capilar certinha e tomar cuidado com a exposição ao sol, entre outros. Para te ajudar na missão de ter os fios coloridos brilhantes e bonitos, preparamos estas superdicas pra você:

1. Faça uma hidratação adequada e frequente!

A hidratação é um dos cuidados mais fundamentais da rotina capilar porque devolve o brilho e a maciez dos fios danificados por razões externas. Aqui, você pode escolher qual produtinho é melhor para você. A gente indica alguns, como as ampolas capilares, máscaras de tratamento intensivo e outras misturinhas mágicas que temos por aí.

A frequência pode ser alternada, uma vez que quando os cabelos são muito coloridos, a lavagem deve ser feita dia sim e dia não. Logo depois do shampoo, com movimentos macios no couro cabeludo, uma música ambiente da sua preferência – ou mais agitada também em dias de dancinha desengonçada deixando a água morna ou fria fluir pelos fios.

2. Hidratação diferente para cada tipo de cabelo:

Se você notar que o seu cabelo está precisando de mais maciez e brilho, faça uma umectação noturna ou até mesmo uma hidratação robusta e frequente uma vez por semana. No dia de sua escolha, preferencialmente em um que a calma e os ritualzinhos de beleza já façam parte como o skincare.

Se o seu cabelo for cacheado ou crespo, prefira uma touca de algodão para ter mais definição no resultado final. Se o seu cabelo for curtinho e muito colorido como o do rapper belorizontino Oreia ou da influenciadora ucraniana Rebecca, prefira alternar: só condicionador em algumas semanas, só hidratação em outras, assim o couro cabeludo não fica tão sobrecarregado por resíduos e, portanto, mais suscetível à oleosidade. Se for longo como o da Maíra Medeiros, a frequência de hidratação pode ser maior.

3. Siga um cronograma capilar periódico

Além da hidratação, o cronograma capilar deve ser mantido – principalmente no caso das cabeleiras crespas & cacheadas. Aqui, você entende tudo que precisa para saber sobre cronograma capilar & transição capilar! Ah, vale adaptar de acordo com o seu tipo de cabelo – se liso, ondulado, cacheado ou crespo.

4. Faça testes em pequenas mechas de produtos capilares antes de escolher o seu queridinho

Essa é uma dica valiosa, guarde-a para a posterioridade. Quando for testar qualquer novo produtinho no cabelo, faça em apenas uma mecha porque seus fios foram quimicamente modificados e a gente não sabe qual poderá ser a resposta deles a cada nova substância aplicada.

Essa dica evita cortes químicos desencadeados por substâncias que podem não combinar muito com seus fios, seja pela presença de agentes químicos nocivos ou até mesmo pela frequência ou má execução do retoque da raiz, descoloração ou até mesmo do tingimento dos fios!

5. Faça uma hidratação uniforme, mas se perceber que algumas áreas estão mais ressecadas, capriche mais!

Sabemos que só damos dicas preciosas por aqui, mas essa daqui merece especial atenção, principalmente se você se tornou adepta das franjas descoloridas, assim como a cantora e compositora pop Dua Lipa ou do visual icônico da Cruella De Vil nesta quarentena. Áreas mais descoloridas ou platinadas precisam de hidratação mais profunda.

6. Evite submeter o cabelo colorido a altíssimas temperaturas

As altíssimas temperaturas também podem ser responsáveis pelo corte químico. Sim, estamos falando aqui do calor do secador, da chapinha e do babyliss. Por isso, prefira procedimentos mais naturais para os cabelos quimicamente modificados, da finalização à secagem.

7. Faça do momento de retoque também uma forma de manter os fios hidratados

Já pensou em misturar o tonalizante em um supercodicionador, máscara capilar ou em algum produtinho especial para hidratação? Além de unir os processos, o resultado é fantástico porque proporciona, além da vivacidade do pigmento, maciez e brilho. Os dois últimos, fortes indicadores de cabelos saudáveis!

Para os momentos de cuidado capilar ou para tomar coragem de assumir as madeixas coloridas, indicamos uma playlist diferentona, com artistas que inspiram através dos sons e cabelos que amamos!


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>