Modelo cacheada manda beijo para a câmera segurando as pontas de duas mechas de cabelo

Como controlar raízes volumosas em cabelos cacheados?

Confira dicas para controlar a raiz de cabelos volumosos curtos e longos.

Quem nunca quis um cabelo bem volumoso, jogado, especial para uma noite com as amigas ou um evento especial?

Pois esse penteado, muitas vezes, vem com um pequeno incômodo: uma raiz mais alta do que o normal.

Olha, pode até não ser um problema a raiz alta quando você quer um look bem cacheado, ou com um cabelo afro. O problema é quando o frizz destoa muito do resto do cabelo e atrapalha na uniformidade do penteado!

Quem passa por transição capilar sabe: a raiz vai crescendo, fica alta e começa a destoar muito do restante do cabelo! Além disso, a raiz costuma ser mais rígida que o restante dos fios, o que causa o problema em quem tem cabelos mais lisos.

Esse é um dos motivos pelos quais os homens, no cabeleireiro, sempre querem cortar o cabelo mais curtinho, mas são avisados de que “ele vai espetar”!

A boa notícia é que tem muito tratamento para a raiz alta: seja para abaixar de vez, para controlar ou, quem sabe, até combinar com o restante do look!

Veja abaixo algumas dicas que nós da OMH separamos para você:

 

Amaciamento: o tratamento clássico

Esse vocês conhecem: o amaciamento capilar! Trata-se de um processo químico que diminui em até 50% o volume do cabelo, fazendo ele ficar menos rebelde.

A maioria dos tratamentos é feito com hidróxido de sódio e não danificam os fios, fazendo eles manterem a textura e o caimento original!

O bom do amaciamento é que dá para fazer apenas na raiz. Isso mesmo: um relaxamento na raiz alta, principalmente se estiver destoando muito do resto do cabelo, já abaixa bem a raiz alta e favorece a finalização do cabelo.

 

Óleo defrizante para complementar o look chapado

Quem já tem os fios lisos, ou alisados, pode continuar a ter a raiz alta, principalmente quando ela não está bem hidratada. E aí, o que fazer?

Uma opção é separar a raiz na hora da finalização do cabelo. Funciona assim: quando você for fazer a escova, escove todo o cabelo, mas separe a área com a raiz volumosa. Nessa área, passe um pouco de óleo capilar ou um defrizante de textura leve e escove apenas a área com o secador.

 

Aqui tem um segredinho: você tem que escovar os fios da risca para baixo! Assim você dá caimento e deixa os fios da mesma textura do resto do penteado. Se a raiz ficar muito juntinha do couro, vai separando com os dedos e penteado, sempre da risca para baixo.

 

Hidratação e mais hidratação!

Na maioria das vezes, o problema de raiz alta é por causa do ressecamento dos fios, em especial quanto expostos ao sol ou outras condições climáticas adversas.

Aqui, vale a regra: hidratar é lei! Aposte em hidratações semanais para deixar os fios sempre nutridos.

Se a raiz continuar alta mesmo assim, aposte em uma hidratação local: duas vezes por semana, hidrate a raiz, evite água quente e use um sérum capilar na área. Boas chances de você ter fios mais controlados!

 

Relaxamento para quem não abre mão dos cachos!

A raiz volumosa pode atrapalhar até quem aposta num look com o cabelo mais volumoso, cheio de gingado. Uma boa opção é escolher o relaxamento capilar, voltado especialmente para cabelos crespos e cacheados.

O relaxamento faz os fios manterem a curva e movimento, mas não descaracteriza a estrutura natural dos cachos e unifica o volume deles, fazendo com que a raiz fique na mesma altura dos fios.

É ideal para quem quer manter aquele cabelo afro bem estiloso, mas com a raiz mais controlada.

 

Mousses e leave-ins para controlar o volume

Outra dica para controlar a raiz alta é apostar numa boa finalização. Produtos como leave-ins e mousses, aplicados na raiz, podem ajudar a controlar o volume da área.


 

Aí, vai um segredo: é importante aplicar com pelo menos um dedo de distância do couro cabelo, só na raiz volumosa mesmo, para não deixar o cabelo oleoso.

Outra opção de finalização é usar o difusor, mas secar os fios na direção do caimento natural. Nada de secar com a cabeça para baixo: isso pode fazer a raiz ficar ainda mais alta!

A raiz volumosa nem sempre é fácil de lidar, mas com essas dicas, ficou muito mais prático ter o cabelo que você sempre quis!

Conta pra gente qual dos procedimentos e técnicas você costuma usar para controlar a raiz alta. Tem alguma dica que queira compartilhar com a galera do OMH? Escreve aí!


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>