Bruna Marquezine fundo branco roupa preta cabelo solto flipped ends pontnhas viradas para fora

Bruna Marquezine: dicas para um long bob impecável & volumoso

Saiba tudo sobre o corte queridinho da atriz, modelo e porta-voz das principais tendências da moda e beleza mundial

(créditos: @brunamarquezine / Instagram Oficial / Reprodução)

Que a Bruna Marquezine é supertalentosa, isso é inegável. Mas o título de brasileira queridinha vem de outras qualidade também, como a simpatia, o bom humor e a forma suave e ao mesmo tempo forte com que construiu a sua trajetória. Por tudo isso, é uma mulher tão inspiradora para a gente.

Agora com 25 anos, ela lida de maneira real e cuidadosa com aquilo que todas nós esbarramos diariamente: as opiniões alheias. E nos mostra, com leveza, a importância de não esquecermos quem somos, com muito carinho e sinceridade. Para o mundo, a Bruna leva a potência de ser brasileira, no papel de embaixadora e modelo de marcas de beleza e moda de renome internacional.

A atriz, que nos cativa desde pequena, tem compartilhado em suas redes sociais os cuidados e novidades capilares que trouxe para sua vida no momento atual. Em um dos vídeos, sua mãe ajuda a cortar as madeixas, que estão em processo de transição capilar - assim como muitas de nós.

Para o corte, a escolha é a famosa tendência long bob, que tem a base reta, a nuca mais curta e as pontas mais compridas. O resultado é volume e movimento aos fios. Aqui, ela conta como pequenas mudanças podem fazer com que nossa aparência ganhe ares mais originais e inspiradores.

Nessa conversa superdivertida, ela ainda dividiu a importância de cuidar da raiz e da hidratação para um cabelo saudável, que cresce com rapidez e beleza. E claro que dividimos tudo com você, olha só!

 


(créditos: @brunamarquezine / Instagram Oficial / Reprodução)

 

Qual é o grau de curvatura e a cor do seu cabelo atualmente?

Não sei responder qual é a curvatura do meu cabelo, nunca me contaram qual é (rs). Mas sei que a cor é do grupo dos castanhos escuros.

 

Como funciona a sua rotina capilar?

Lavo diariamente. Gostaria muito de conseguir seguir dia sim, dia não, mas meu cabelo é superfino e a raiz é um pouquinho mais oleosa. Se não cuidar, atrapalha no volume, por isso precisa ser todos os dias.

Uso shampoo, condicionador e depois sempre passo algum produto (proteínas, protetores térmicos e óleos) nas pontas. Uma vez por semana faço hidratação e, dependendo do tempo, tratamento com cremes ou com máscaras rápidas em ampolas ou em sachê com dois passos.

 

E qual é seu método preferido de finalização e texturização pós-banho?

Deixo secar naturalmente e uso produtos anti-frizz até para ativar os cachos, já que estou terminando o processo de transição capilar. Faço sempre o exercício de lembrar que meus cabelos são cacheados. E uso também protetor térmico quando preciso de outro tipo de finalização nos meus  trabalhos.

 

Conta para a gente porque estilo bob é seu corte queridinho? Quais são as vantagens desse look tão moderno e elegante?

Tive, por muito tempo, o long bob, mas agora acho que podemos chamar de short bob porque está mais curto. Comecei a cortar quando vivi uma personagem de época e acabei me apaixonando.

Durante a quarentena aproveitei para fazer a transição, então estou deixando ele o mais curtinho possível, até para entender volume e curvatura. Não consigo deixar supercurto porque ele abre muito. Mesmo amando muito volumoso, no meu caso tenho a sensação de que só as pontas ficam com volume, então eu vou cortando.

Ah, gosto de cortar sempre na lua cheia, mas de resto não sou muito apegada a cortes.

 

(créditos: @brunamarquezine / Instagram Oficial / Reprodução)

 

O que tem achado do processo de transição capilar?

Esse processo se deu de uma forma natural, não foi muito planejado. Há mais ou menos um ano, eu fazia um procedimento que entendia ser natural, mas não era. Achava que o tratamento saía dos fios ao longo do tempo, só que na verdade isso não acontecia e eu já não via meu fio mesmo como ele é por anos.

Quando era adolescente, a equipe de uma novela pediu que eu fizesse uma definitiva e danificou muito. Na época, fui mantendo essa definitiva com relaxamentos e progressivas. Depois de um tempo, mantive só em algumas partes do cabelo, principalmente na frente, e fui ficando angustiada, vi que os fios estavam mais finos e com algumas falhas.

Pouco antes da quarentena, resolvi parar de fazer esses procedimentos e foi aí que comecei a transição. Foi muito mais fácil porque também fiquei sem trabalhar, então precisei usar produtos mais pesados, secadores, etc.

 

Assumir os fios naturais teve um papel importante na sua vida enquanto mulher?

A transição tem sido prazerosa, é muito gostoso redescobrir meu cabelo e uma paz a liberdade de não ter que ir ao salão fazer mil procedimentos. Adoro ir para me cuidar, mas ficar horas fazendo megahair e ver que o cabelo embaixo sofria muito, ou ainda querer fazer um penteado e não conseguir por conta do megahair…  Essas coisas eram quase um fardo, sabe? Ver os fios ficando fortes de novo, vivos, tem sido um processo bem divertido. O simples ato de acordar e ir para rua sem me preocupar é muito prazeroso. O cabelo enchendo porque está saudável é um sinal de liberdade.

 

Algumas mulheres alisaram os fios por tanto tempo e, agora, estão recuperando a autoestima durante a transição capilar. Se você pudesse dar um recado a elas, qual seria?

Único recado possível é: não alisem, não façam nada definitivo no cabelo de vocês, porque é muito difícil voltar atrás. Corte, pintura, tudo isso é reparável, mas quando você mexe na estrutura dos fios, é muito difícil reverter e eles sofrem tanto!

Procure sempre entender seu cabelo e busque se adaptar ao jeito que você gosta, sem danificar. A gente sempre tem que buscar nossa melhor versão e isso funciona para o cabelo também.

O que vemos nas revistas, televisões e filmes não é natural, as pessoas não saem do banho e estão com aquele visual. A transição exige que a gente descubra, de diversas maneiras, qual é a melhor forma de mexer nos nossos cabelos. Isso é muito gostoso e interessante.

 


(créditos: @brunamarquezine / Instagram Oficial / Reprodução)


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>