Homem jovem de frente para o espelho analisando o couro cabeludo por conta da queda de cabelo

Os melhores cortes masculinos para quem tem queda de cabelo

Dicas e cortes que dão volume aos fios masculinos e escondem as áreas com queda

Conheça cortes e técnicas que amenizam falhas no cabelo, mostrando que queda capilar não precisa ser uma questão de autoestima (crédito: Diego Cervo • ShutterStock)

A queda de cabelo entre os homens é mais comum do que a gente pode imaginar. Segundo a Organização Mundial da Saúde, atinge metade da população masculina até 50 anos de idade. Não tem por que tratar algo tão normal como tabu, né? Ao mesmo tempo, a gente sabe que os homens que querem manter a cabeleira enfrentam desafios.

Antes de mais nada, procure um atendimento médico especializado, para identificar as causas da queda. Na maioria dos casos, ela é genética, originada no cromossomo X. Mas aqui existe um conhecimento popular bastante disseminado que é um mito. Muita gente acha que a calvície é uma herança da família materna, por estar atrelada ao cromossomo X, que vem da mulher. Mas especialistas ressaltam que ela é determinada por diversas combinações genéticas, que não necessariamente dependem da carga materna.

A alopecia também pode ter outras causas, como o estresse, que é um dos grandes inimigos da saúde capilar, e disfunções hormonais, que podem iniciar ou acelerar o processo. Há remédios que ajudam a retardar a queda de cabelo, mas é fundamental ter acompanhamento médico se você optar por isso, ok?

Independente da busca da ciência pela origem certa da calvície, ou de qualquer tratamento que você queira fazer, o importante mesmo é saber que a sua beleza é maior do que isso. E que é possível, sim, ficar bonitão assumindo essa característica e adotando, por exemplo, o estilo de cabeça raspada. Não é mesmo?

 

Agora, se você quer manter os fios, a gente te ajuda com dicas de como acomodá-los da melhor forma! Selecionamos alguns cuidados básicos e sugestões de cortes que potencializam o volume e disfarçam as “entradas" ou a coroa, na parte de cima da cabeça - lugares onde a queda costuma ser mais acentuada.

 

Dicas básicas

Uma técnica simples é não jogar a parte da frente do cabelo para trás, porque você vai evidenciar qualquer falha acima da testa. Mesmo assim, dá para cobrir a área do topo, jogando para trás os fios a partir da metade da cabeça.

Sempre opte por deixar o cabelo com mais comprimento, isso vai ajudar na missão. E não use pente, prefira alinhar os fios com os dedos mesmo.

Para ajudar a controlar a queda e manter a beleza e a força dos fios, é fundamental que a sua raiz esteja saudável. Por isso, produtos específicos para o seu tipo de cabelo, seja seco, normal ou oleoso. A caspa, por exemplo, é um problema que pode causar perda de cabelo. Nesse caso, shampoos e condicionadores anticaspa são essenciais para a saúde capilar.

 

Corte caesar

 

Esse estilo de cabelo virou febre nos últimos dois anos. Mas ele é beeem mais antigo. Inclusive o nome dele já conta a história: Caesar é Cesar em latim, e o corte leva esse nome porque foi a marca de ninguém menos que o imperador romano Júlio Cesar.

Ele vale para todo tipo de cabelo - liso, crespo, cacheado. O principal efeito desse corte é jogar para frente todos os fios, cobrindo as entradas que expõem a calvície acima da testa. A franja é cortada mais retinha e curta, e as laterais são mais baixas ou raspadas - e aí está uma ótima oportunidade para ousar, fazendo um corte em degradê ou algum desenho para ficar cheio de estilo!

 

Atenção: não raspe essa linha mais definida numa altura muito para cima, que marque a separação entre o topo e as laterais, porque vai ficar na mesma altura onde, em geral, as entradas estão, e isso acaba evidenciando possíveis falhas.

Usar pomada ou geleia capilar para definir a ondulação dá uma finalização incrível, e também traz brilho, que ajuda no efeito volume.

 

 

Volume no topo

Opte por cortes que mantenham o máximo de volume nos fios no topo da cabeça. Muitas vezes, na tentativa de disfarçar, os homens cortam ou até raspam numa altura superbaixa, e o efeito é inverso, expondo as falhas do cabelo. Sprays ajudam na finalização do volume e, aliados com um pouco de secador, dão um resultado bem eficaz.

 

Topete

Mantendo o volume e o comprimento, você pode apostar no charmoso e infalível topete, um ótimo aliado para disfarçar a calvície. Faça sempre logo após o banho, que é quando a raiz está mais maleável e fica mais fácil de ter o resultado que você busca. Mas isso não significa que você vai começar a modelar com o cabelo molhado, porque é com os fios secos que você consegue modelar melhor. Seque os fios com uma toalha, depois use o secador. Use os dedos para secar, evite escovas ou pentes, que podem arrancar mais cabelinhos ou também definir muito as linhas, perdendo o efeito volume que disfarça as áreas descobertas.

Veja aqui o passo a passo para um topete perfeitinho!

 

Desalinhado

Aposte nos cortes mais desalinhados, porque eles ajudam a dar volume e esconder as áreas atingidas pela calvície. A finalização com produtos como pomadas, cera, pasta ou spray ajudam a potencializar o toque bagunçado dos fios, ao mesmo tempo em que os acomodam. O resultado é um look despojado e, ao mesmo tempo, bem charmoso!

Jovem descolado com cabelo longo estilo tigelinha bagunçado, olhando para o lado com camisa verde
(créditos: Pinterest • @madewell)

Franja

Os cortes com franjas mais longas ajudam a cobrir as falhas na parte da frente. Veja com seu barbeiro ou cabeleireiro qual é a franja que mais se adapta ao seu tipo de cabelo. A definição sobre o comprimento da franja vai depender da espessura do fio e do caimento do seu cabelo sobre a testa. Analise como ele responde melhor e aposte nesse estilo.

 

Agora, mais importante do que seguir essas dicas, sabe o que é? Não tratar a sua calvície como um problema e não deixar que ela afete a sua autoestima. Muito mais do que uma cabeleira, o que realmente importa é se aceitar e se cuidar, sempre! Combinado?


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>