Mulher negra de lenço no cabelo sorrindo com céu ao fundo

9 penteados e acessórios para permanecer confiante na transição capilar

Reunimos as melhores ideias de penteados para transição capilar, além de acessórios lindos para você agregar no seu dia a dia!

Para você ficar ainda mais linda & leve durante a transição capilar, leia com atenção as nossas dicas valiosas! (Crédito: Nick Owoer • Unsplash)

Enfrentar a transição capilar demanda criatividade, praticidade, paciência e confiança da nossa parte. E mesmo as adeptas do big chop – que em livre tradução para a língua portuguesa quer dizer "grande corte" – as diferentes texturas capilares podem incomodar. Mas existe uma porção de penteados e acessórios lindos para você agregar no seu dia a dia. Aqui embaixo a gente lista 9 dos mais especiais. Ah, lembre-se sempre que cada mínima ação de autocuidado representa uma imensidão de amor-próprio:

 

Bantu knots

As bantu knots é um tipo de penteado que em livre tradução para a língua portuguesa, significa "coques bantu". A origem dos pequenos coques (que podem ser incrementados de formas diversas, com desenhos nas divisões, belos acessórios e até tranças) vem do povo Bantu – um grupo etnolinguístico, isto é, de organização social e cultura própria –, do continente africano.

Então, além de versátil e protetivo – os pequenos coques preservam o cabelo dos efeitos externos como o Sol e a chuva –, o penteado também é um ícone da imensidão da cultura afro. O seu uso é incrível para a texturização do cabelo que está em processo de transição capilar, e além de blindar os fios contra o ressecamento, a elasticidade e a quebra, representa uma importante reconexão com a ancestralidade no caso de mulheres afro-brasileiras.

Este tutorial lindão explica detalhadamente como fazer, vem cá:

 

Turbante

O turbante também é uma das formas mais lindas e que esbanja resistência para você proteger bem seus fios durante a transição capilar, além de ser uma ótima forma de lidar com aquele bad hair day. Você vai precisar de um longo lenço para fazer as inúmeras amarrações na cabeça.

A gente indica que você amarre os fios seguindo o estilo afro puff e, na sequência, circunde o turbante ao redor da cabeça, levando as duas pontas para a frente. Alterne uma das pontinhas por cima da outra e repita o movimento. Para finalizar, prenda bem presinha a ponta dentro do próprio turbante.

Existe uma série de formas de amarrá-lo, use a sua criatividade e escolha o que mais te agrada seguindo o passo a passo deste tutorial a seguir:

 

Penteado semipreso

Os penteados semipresos dão um ar descoladinho e leve para o seu cabelo. Existe uma infinidade de formas de quase prender os fios, mas o mais queridinho é o half bun. Aqui, você aprende três jeitos de fazer o penteado:

 

Faixas, lenços e tiaras

Para dar uma seguradinha na raiz mais alta do cabelo, a gente indica que você prenda com faixas, lenços e até mesmo tiaras. O resultado fica incrível e super fofo, além de poder ser usado tanto com o cabelo preso, quanto solto. Aproveite para combinar os tons e estampas dos acessórios com o seu look! Corre aqui para ver alguns jeitos bonitos de incrementar o penteado:

 

Coque duplo ou double bun

A dupla de coquinhos é uma opção incrível e super divertida – além de ser uma ótima alternativa para camuflar as camadas que ainda não estão definidas. Para fazer, é super simples, basta dividir o cabelo em duas porções – depois de dividi-lo ao meio. Uma vez que os dois coquinhos estão reunidos, prenda-os com grampos ou outro acessório da sua escolha.

Você pode fazê-lo em duas versões: completamente preso ou deixando parte de baixo dos fios soltinha. Lance mão da texturização aqui para deixar a parte inferior chique. Se for fazer com tranças, as possibilidades são ainda maiores. Não é à toa que a Princesa Leia amava esse penteado, ele é lindo demais!

 

Trança boxeadora ou boxer braids

Existe uma infinidade de tranças – maravilhosas – para você fazer no seu cabelo, mas a queridinha da vez é a trança boxeadora. Super elegante e, ao mesmo tempo, despojada, esse penteado esbanja atitude e não é muito difícil de fazer em casa. Você pode fazer invertida, embutida, com as pontas soltinhas, como achar mais legal. E vamos para o ringue, né, minha lutadora?

 

Coque alto

O coque alto é um dos penteados mais práticos e valoriza muito qualquer tipo de cabelo – esteja ele em transição capilar ou não. Você pode optar por uma versão mais séria e incrementar com baby hair ou deixá-lo num mood mais bagunçadinho ou mais elegante. Dá um pulo aqui para ver o passo a passo:

 

Grampos e presilhas

Tanto um quanto o outro acessório são formas lindas para trabalhar as diferentes texturas dos fios ondulados, cacheados e crespos. Principalmente agora que as tendências dos anos 1990 estão voltando com tudo! Inspire-se com algumas sugestões que colocamos aqui abaixo neste vídeo:

 

Rabo de cavalo

Não seria justo se um dos mais tradicionais penteados ficasse de fora, né? Aqui, você pode criar bastante, prendendo os fios de uma forma alta, baixa, com tranças, enfeitado com elásticos – em inglês, chamam de bubble ponytail –, enfim. O que não falta é opção!

 

Com tantas opções pra te deixar ainda mais linda e confiante, fica difícil escolher uma só, né? Mas conta aqui pra gente, nos comentários, quais são os seus preferidos. A gente vai amar saber! Ah, e não esquece de dar uma olhadinha nos conteúdos especiais sobre finalização e produtinhos que vão super te ajudar ;)

 


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>