Ragnar Lothbrock, da série Vikings, olhando para o lado em momento de batalha, com trança viking no cabelo

Trança Viking: saiba como adotar o estilo nórdico

Saiba como aderir e faça você mesmo a trança viking igual às da série.

Ragnar Lothbrock é o personagem histórico que deu origem à Era Viking e sempre carregava suas inconfundíveis tranças nas batalhas e invasões (crédito: Reprodução / History - MGM Television)

Nós vamos te contar tudo sobre a Trança Viking, mas que tal entendermos antes toda a influência e cultura trazida por essa galera nórdica?

A cultura Viking teve origem na região da Escandinávia, no norte da Europa, mais precisamente na ilha que hoje é a Islândia e também no território da Noruega. O termo usado para denominar essa população significa "invasão", na linguagem nórdica antiga.

Isso porque eles foram responsáveis pela tomada de diversos territórios, entre os séculos VIII e XI, o que mexeu fortemente nas estruturas do continente europeu e nas relações entre grandes potências, por exemplo, como França e Inglaterra.

Mas os vikings não interferiram "só" na geopolítica de uma era. Eles também tiveram grande influência no que hoje se define como a estética da Idade Média.

 


(crédito: Vind Design - Pinterest)

 

 

Então, dado o resgate histórico (porque a gente adora descobrir a origem dos estilos e das tendências!), vamos falar agora sobre como a estética selvagem e cheia de texturas é fonte de inspiração até hoje no mundo da moda e do design.

Como aqui nossa especialidade — e paixão! — são os cabelos, a gente traz o estilo viking para iluminar nossas cabeças e inspirar com penteados superestilosos.

O mais marcante deles você já viu aí nas fotos: a trança viking! Mas por que elas são típicas dos vikings? A gente também quis descobrir! A história conta que os homens e mulheres trançavam os cabelos para os momentos de batalha, o que facilitava as ações de ataque e, ao mesmo tempo, amedrontava os oponentes. Por isso, dá para dizer que as tranças se tornaram símbolo de poder nessa cultura.

 


(crédito: Ömer Findik - Pinterest)

 

Recentemente, a incrível série “Vikings” trouxe de volta as tendências de cabelo, tanto de masculinos quanto femininos. Os penteados usados por personagens históricos como Ragnar Lothbrock, sua musa Lagertha, seus filhos Bjorn e Ivar, e seu irmão Rollo, que inclusive foi nomeado como primeiro Duque da Normandia, região onde seus descendentes dariam início à famosa Guerra das Rosas, fonte de inspiração de George R.R. Martin para a saga “Game of Thrones” (inclusive por isso que os visuais estéticos são tão parecidos nas duas produções!).

Um outro ponto superimportante para se ter em mente é a higiene. Os vikings tomavam banhos semanais, mas tinham uma série de cuidados especiais com seus cabelos e principalmente com o couro cabeludo. E se já na época medieval eles cuidavam das suas madeixas, como que hoje, em pleno 2021, a gente não vai cuidar? :)

 

 

Antes de qualquer penteado, é fundamental separar um tempinho do seu dia para checar como anda a saúde capilar. Indicamos que você use produtos específicos para a raiz do cabelo, como as linhas com ação detox, que limpam profundamente o couro cabeludo, eliminando resíduos que um shampoo normal não consegue. Isso garante não apenas mais saúde, mas também penteados ainda mais bonitos!

Mas, então, como colocar essas tranças tão incríveis e cheias de significado no seu dia a dia? A gente te ajuda! Separamos os melhores tutoriais da internet para te ensinar a fazer os penteados vikings mais incríveis, para ocasiões especiais e também para enfrentar as batalhas do cotidiano. Vamos lá?

 

Aprenda a trançar seu próprio cabelo

Trançar o cabelo pode não parecer tarefa fácil quando vemos outras pessoas fazendo, mas não se intimide, é mais simples do que parece. Basta separar três mechas iguais, de modo que você posicione sempre a mecha de fora para dentro, uma por vez, revezando entre a direita e a esquerda, sem deixar que as mechas se misturem.

Para que você consiga visualizar os movimentos com mais clareza, separamos um tutorial que realmente não é um bicho de sete cabeças. O áudio está em inglês, mas basta ir no ícone de Configurações do vídeo > Legenda > Tradução automática > Português.

Ressaltamos que o segredo aqui é a prática. Quanto mais você fizer, mais fácil e mais bonito o resultado vai ficar ;)

 

 

Moicano Falso

Aqui temos um dos penteados mais clássicos da cultura viking. São pequenas tranças embutidas nas laterais da cabeça. O resultado é um falso moicano cheio de textura e estilo, que pode ser finalizado com um rabo de cavalo no topo da cabeça, como no vídeo, ou ainda com uma única trança embutida. O visual é super impactante e ideal para ocasiões especiais, festas e festivais.

 

 

Trança Dragão

Imagine só, um penteado que fica idêntico a uma trança embutida, mas que não é trançado. Muito prazer, essa é a trança dragão! Basta um pouco de paciência, coordenação e alguns elásticos de cabelo, daqueles mais finos, próprios para tranças mesmo.

Ela pode ser feita em cabelos mais curtos e aqui o acabamento é mais garantido do que na trança embutida convencional, por ser feito a partir de pequenas mechas, presas uma por uma. Se você ainda não sente segurança para trançar seu próprio cabelo, abuse dessa opção!

 

 

Trança viking de Ragnar Lothbrok

As inconfundíveis três tranças embutidas no topo da cabeça, muito usadas por Ragnar ao longo da série Vikings, podem ser o ponto de partida para diversos tipos de penteado, olha só:

 

 

Ah, aqui o áudio também está em inglês, mas basta configurar a legenda conforme ensinamos no primeiro tutorial :)

 

 

Trança viking de Lagertha

Quem assistiu a série sabe que a personagem foi uma das que mais mudou os cabelos durante as temporadas. Sempre ostentando maravilhosas tranças, desde as mais grossas, embutidas e chamativas até as mais finas que tomavam menores faixas de seus cabelos e mechas.

Outros penteados da série Vikings

Aqui, você aprende a fazer as tranças de todos os filhos do Ragnar, baseado nos penteados mais usados da quarta temporada. Temos o rabo de cavalo trançado de Ubbe, o penteado de batalha do Bjorn e do Ivar, as tranças embutidas de Sigund e o cabelo meio preso de Hvitserk.

Com diferentes texturas e graus de dificuldade, esses penteados representam força e vitalidade, além de serem superpráticos para a realização de qualquer atividade.

 

 

Agora que você já está sabendo tudo sobre trança viking, não esqueça de contar para a gente qual é a sua preferida! E volta aqui para nos contar o resultado, hein?


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>