Jay-Z com dreadlocks, terno rosa lilás, camisa branca, sorrindo em fundo de natureza, tendência de estilo

Os dreads do Jay-Z e como manter os seus durante o isolamento

Conheça a história dos dreadlocks, as diferentes técnicas para incorporar o visual e como manter os seus durante o isolamento, como Jay-Z está fazendo

(crédito: Erik Voake/Getty Images)

 

Jay-Z é um dos maiores nomes da cultura e comunidade negra dos Estados Unidos. E é referência absoluta de música e beleza. Nascido no Brooklyn, em 1969, cresceu ao lado de Notorious B.I.G, um dos maiores rappers da história, que inclusive considerava Jay-Z um rapper melhor do que ele próprio. Isso ainda nos anos 1990!

Em 1996, Jay-Z criou a gravadora Rock-A-Fella, entrando para o universo da produção musical, que foi o que aproximou o público brasileiro de seu trabalho, com faixas que ganharam o mundo, como “Crazy in Love”, de Beyoncé, “Numb Encore”, do Linkin Park, e “Umbrella”, da Rihanna.

Sua atitude "gangster", de cara fechada e cabeça raspada, mudaram depois do seu casamento com Beyoncé e o nascimento de suas crianças. De lá para cá, o rapper prefere estar mais distante dos holofotes, focando em seu trabalho de produção dentro dos estúdios, e na criação dos três filhos.

E quando a gente muda por dentro, a gente muda por fora também, né? Afinal, o nosso estilo é um reflexo, uma manifestação do que estamos sentindo, vivendo, querendo... Jay-Z é um claro exemplo disso por aderir, desde então, dreadlocks que remetem não apenas à sua origem e ao orgulho de seu povo, mas também a grandes nomes da arte, como Jean-Michel Basquiat, pintor neo-expressionista que ganhou notoriedade com grafites nas ruas de Nova Iorque nos anos 1980, e que hoje é classificado como um dos maiores pintores da História, por suas referências cotidianas e de pop art.

 

Origem do dreadlock

Registros históricos dão conta de que esse cabelo é usado tanto na África, quanto na Índia desde a antiguidade Bíblica e pré-Bíblica. São um recurso para diferenciação de comunidades e também como sinal de santidade, de estado civil e posição social, dependendo da região.

Mas foi com o movimento rastafari, surgido na África nos anos 1920 e fortalecido a partir de 1965 com o reggae jamaicano, que os dreads passaram a ter relevância mundial. Viraram símbolo de resistência e de poder estético da comunidade negra e afrodiaspórica.

 

Mas afinal, o que são dreadlocks?

Os dreads são mechas enroladas de forma cilíndrica, que se formam naturalmente ou com a ajuda de uma agulha de crochê.

 

Como os dreads são feitos?

O dreadlock é feito com mechas de cabelo embaraçado, que são enroladas várias vezes até que fiquem cheias de nós. Também é possível obter esse visual deixando o cabelo por um longo período sem pentear, principalmente em fios crespos. Esse era o processo feito antigamente, inclusive por grandes ícones como Bob Marley. Mas ressaltamos aqui que é fundamental para a saúde dos fios e do couro cabeludo que o cabelo, quando em seu estado natural, seja desembaraçado. Isso porque é necessário estimular a raíz e retirar os fios que caem e tendem a acumular na cabeça.

 

Diferentes tipos de dreadlocks

 

Dread de agulha

É a técnica mais comum para fazer dreadlocks - inclusive, é essa a usada pelo Jay-Z! Ela é feita a partir de uma agulha de crochê, que une os fios usando os pontos e os nós desse tipo de bordado, criando o formato cilíndrico, a partir de mechas de fios crespos.

 

Dread de cera

Foi o método mais usado antes da agulha aparecer em cena. Primeiro, o cabelo é emaranhado de forma cilíndrica, a partir de rolinhos feitos manualmente. Aí, é aplicada a cera para finalizar e unir os fios.  A dificuldade para limpeza e o tempo mais curto de manutenção são os principais motivos que fazem essa técnica não ser mais tão usada.

 

Dread de linha ou lã

Ótima opção para quem tem cabelo mais curto ou ainda para quem busca um visual mais temporário. Essa técnica é feita a partir de uma base - que pode ser um dread menor já pronto, ou tranças. São usados fios de lãs ou linhas, para contornar as mechas e trazer mais comprimento ao cabelo.

Esse tipo de dreadlock tem durabilidade de até três meses. E também é possível usar lãs coloridas para um resultado mais descolado!

 

Extensão de dread

Aqui, mechas de cabelo humano ou sintético são dredadas junto com o cabelo natural, para um resultado com mais comprimento. O tempo de durabilidade depende do material usado.

Caso sejam usadas mechas artificiais, elas precisam ser substituídas anualmente. Mas é importante que você cheque essa informação no momento em que for escolher qual extensão usar, porque pode variar, combinado?

 

Dread removível

Essa é uma ótima alternativa para quem quer experimentar o dread antes de fazer no próprio cabelo ou busca um visual temporário. Nessa técnica, mechas de dreads de agulha são costuradas ao cabelo natural, mas sem impactar o fio. Quando bem colocado, o resultado fica muito parecido com um dread convencional, sem deixar o cabelo natural à mostra.

Como cuidar e manter

 

Lavagem

A ideia de que esse tipo de cabelo está relacionado à falta de higiene é errada e infundada. A limpeza é fundamental para a saúde e durabilidade dos dreadlocks, e deve ser feita de uma a duas vezes por semana com água morna ou gelada, preferencialmente durante a manhã, para que o cabelo seque ao longo do dia.

Para um bom resultado, utilize produtos de limpeza profunda, especializados na saúde do couro cabeludo. Indicamos linhas detox com ativos como pepino, babosa e algas marinhas, que, além de garantir muito mais higiene e refrescância, também tratam a raiz do cabelo - ela deve estar sempre forte e saudável para aguentar a tensão e o peso dos dreadlocks.

Importante saber que, no caso específico dos dreads, estão proibidos produtos hidratantes, condicionadores e cremes de tratamento, ok? Isso porque eles amolecem os fios e podem desfazer os nós.

 

Secagem

Outro passo importantíssimo para o cuidado e manutenção dos dreadlocks está na secagem. Como eles demoram muito mais tempo para secar naturalmente, estão mais suscetíveis a fungos e doenças do couro cabeludo. Além de reduzir a durabilidade dos dreads, a umidade pode causar queda de cabelo e até doenças mais graves, como micose capilar. Mas é só manter os cuidados básicos que fica tudo certo.

Para evitar qualquer complicação e manter seus dreads sempre saudáveis, indicamos que a lavagem seja feita durante a manhã, deixando o cabelo secar naturalmente ao longo do dia. Outra possibilidade é o uso de secador, cuidando sempre para não aplicar o ar quente diretamente na raiz, deixando sempre uma distância de ao menos 15 centímetros da cabeça.

 

Tratamento

Os dreads demandam menos manutenção do que qualquer outro tipo de cabelo, mas isso não significa que não precise de cuidados, principalmente com o couro cabeludo. Separe um momento da semana para cuidar do seu cabelo e de si mesmo.

Uma dica muito prática e de fácil acesso começa, olha só, na sua cozinha ou na horta da sua casa! Separe um punhado de alecrim e coloque em uma panela com água. Sinta o aroma dessa maravilha, que é considerada a planta da felicidade, inundar sua casa! E desligue assim que levantar fervura. Espere esfriar. Com a ajuda de um algodão, aplique em todo o escalpe, sempre em movimentos circulares e com delicadeza para não irritar o couro. Deixe agir por 20 minutos e enxague em água abundante.

O tônico de alecrim, além de higienizar e tratar a raiz capilar, também fortalece os fios, dando mais brilho e vitalidade até as pontas.

 

Qual é o seu dreadlock favorito? E tem mais dicas pra dividir com as ou os parças de estilo? Conta aqui!


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>