Mulher penteando cabelo cacheado longo com tendência morena iluminada dourada

Morena iluminada: entenda a diferença entre balaiagem, reflexo, mechas e luzes

Conheça as principais técnicas para garantir o morena iluminada dos sonhos em qualquer estação!

(créditos: progressman • Shutterstock)

Clarear o cabelo é uma prática que oferece mais brilho e destaque para a pele e o rosto. É desejo de muitas mulheres, principalmente com a tão aguardada chegada do verão. Mas sabemos que nem todas se identificam com os tons de loiro, ou não estão dispostas a pintar todo o cabelo, o que inevitavelmente afeta a saúde do cabelo e a textura dos nossos fios. Para isso temos uma solução: o tom "Morena Iluminada"!

Unindo essa vontade de clarear os cabelos com o receio de alterar drasticamente a cor dos fios, surge essa tendência, uma prática que traz muito mais luz às madeixas a partir do clareamento estratégico de apenas parte dos fios, tendo como base a cor natural dos cabelos.

O resultado, que se aproxima muito do cabelo queimado de sol, pode ser feito nos tons dourado, mel ou cobre, a partir das técnicas de balaiagem, reflexo, mechas ou luzes. São muitas as opções, né? Por isso, vamos explicar tudo tim-tim por tim-tim, desde as opções de cor até a técnica ideal, para você escolher o Morena Iluminada ideal! 
 

Morena iluminada dourada

Opção mais clara, ilumina mais os fios naturais criando um lindo contraste com a cor natural do cabelo. É importante ter em mente que cabelos naturalmente mais escuros, demoram mais tempo para chegar nessa tonalidade, podendo danificar mais. Converse com o profissional que for fazer o procedimento para garantir a saúde dos fios, combinado?

Cabelo longo liso meio solto com luzes morena iluminada dourada
(créditos: Fab Mood • Pinterest)

 

Morena iluminada mel ou caramelo

Opção mais natural e possível em todos os tons de cabelo natural, a cor mel é a tendência mais quente para morena iluminada, e pode ser feito usando descoloração ou tintura.

Cabelo longo cacheado repicado com luzes morena iluminada mel ou caramelo
(créditos: S.O.S Pedro • Pinterest)

 

Morena iluminada acobreada

Para quem quer uma tonalidade um pouco mais fechada, ou tem vontade de aderir gradativamente ao ruivo, essa é uma ótima opção. Também agride menos os fios, porque demanda menos tempo de descoloração, e ainda pode ser feito com tintura usando água oxigenada de menor volume.

Cabelo longo ondulado em camadas com luzes morena iluminada acobreada
(créditos: amzn • Pinterest)

Agora que você já escolheu a tonalidade desejada, vamos às técnicas para seu morena iluminada dos sonhos!

 

Balaiagem

Essa técnica, que vem do francês “balayage”, fez sucesso nos anos 2000 e volta com tudo como tendência para o próximo ano. Nela, as mechas são feitas utilizando um pente de dentes largos e recebem a tintura com um pincel, sem o uso de papel laminado ou toucas, garantindo que a tintura seja espalhada por mechas distribuídas em todo o cabelo. O resultado são mechas mais largas, mas mais distribuídas. É a opção ideal para quem quer um visual onde o tom claro prevaleça.

Cabelo liso em camadas com luzes morena iluminada
(créditos: Fab Mood • Pinterest)

 

Reflexo

Opção mais discreta, os reflexos são feitos a partir de pequenas mechas que recebem a tintura e são envolvidas em papel laminado. Normalmente também é usada uma touca plástica para fazer essa separação. O resultado mescla o cabelo natural com os tingidos, dando mais brilho para o cabelo como um todo.

Cabelo liso de comprimento médio com luzes morena iluminada com reflexos
(créditos: Lucio • Pinterest)

 

Luzes

Assim como os reflexos, as luzes são feitas usando touca plástica ou dividindo os fios por seção e formando as mechas com o próprio cabo de um pente fino ou uma agulha específica, parecida com a usada para crochê. O resultado são mechas mais marcadas, espalhadas com mais precisão por todo o cabelo, podendo ser feitas em maior ou menor quantidade, a depender do que você preferir.

Cabelo longo ondulado estilo morena iluminada com luzes
(créditos: Mujerde10 • Pinterest)

 

Agora que você está preparadíssima para aderir à tendência morena iluminada, não se esqueça que a manutenção dos cabelos também depende da saúde dos fios. Por isso, é fundamental fazer hidratação com frequência e seguir o cronograma capilar. Indicamos o uso de máscaras capilares e ampolas mágicas que recuperam os nutrientes em apenas 3 minutos. Foque também na nutrição do cabelo, está bem? Ah, e volta aqui depois para contar para a gente como ficou!

 


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>