Ruivo Marina Ruy Barbosa sorrindo com cabelo ao vento em fundo branco.

Entrevista exclusiva: Marina Ruy Barbosa conta os segredos de um cabelo ruivo longo incrível

Atriz revela para OMH! os cuidados diários que tem para manter o cabelão saudável

Marina Ruy Barbosa é inspiração para cabelos ruivos saudáveis e deslumbrantes (crédito: Nicole Heiniger)

O brilho e a beleza dos fios da Marina Ruy Barbosa impressionam a gente - e não é de hoje! Acompanhamos a atriz, modelo e empresária desde criança, quando iluminou as telinhas do país como Aninha, a novela Começar de Novo (2004).

De lá para cá, seu inconfundível cabelo ruivo ganhou destaque não apenas na televisão, mas também em nossos corações.

Os tons de ruivo são os queridinhos de muitas mulheres que desejam apostar em um novo visual. Mas essa coloração exige cuidados específicos.

Quando o papo envolve cabelos tingidos, hidratação é a palavra-chave para garantir fios brilhantes, saudáveis e com movimento. Cheios de vida!

Fomos diretamente na fonte e conversamos com a ruiva amada pelo Brasil! 

Marina nos contou dicas, produtos e cuidados fundamentais que tem em sua rotina de cuidados com os cabelos. E, claro, vamos dividir tudo com você, tim-tim por tim-tim.

Prepara o print e o caderninho!


Marina Ruy Barbosa impressiona e fascina gerações por seu cabelo ruivo saudável e brilhante (crédito: Noli Zaldivar)

 

Marina, primeiro conta para a gente como funciona a sua rotina capilar?

Estou quase sempre fazendo algo no cabelo por conta do trabalho. Em um penteado ou solto, liso ou com algum efeito, o uso de produtos é inevitável. E, claro, tem a questão de estar sempre usando alguma fonte de calor. Tudo isso pode detonar qualquer cabelo. Por isso, aproveito quando não estou trabalhando para hidratar e secar naturalmente.

Em casa, uso receitas, misturinhas milagrosas e máscaras de reparação rápidas e fáceis. Hidratar é uma das melhores coisas para deixar os fios mais saudáveis.

Também faz toda a diferença a escolha dos produtos certos, desde o shampoo diário até algo mais específico para tratamento. Lavar bem e evitar deixar resíduos que possam atrapalhar a nutrição dos fios é mais uma prática importante da qual não abro mão. Assim como nossas unhas, os cabelos refletem muito como anda a nossa saúde.

Ah, e tem aquela dobradinha que todo mundo já ouviu mais de 500 vezes e é a mais pura verdade: alimentação equilibrada e atividade física ajudam (e muito!) a deixar os cabelos saudáveis. E, assim, os cosméticos capilares podem cumprir suas funções para melhores resultados, com fios cheios de brilho, maciez e resistência.

 

Sobre cuidados diários, você tem algum método preferido de finalização e texturização pós-banho?

Eu revezo sempre entre produtos como geleias e óleos capilares, além de cremes para pentear que trazem textura e hidratação aos fios. De vez em quando, passo um isolante térmico ou um pouco de produto específico para o controle do frizz. 

 

Quais são os seus segredinhos para esse cabelo sempre brilhante, volumoso e saudável?

Dou uma atenção especial toda vez que percebo que meu cabelo está pedindo socorro, especialmente por fazer tantas coisas com ele para meus compromissos profissionais. Manter uma rotina de cuidados é ideal, mas há momentos em que precisamos de um SOS. Então faço disso uma das minhas prioridades e convivo com profissionais que conhecem muito o meu cabelo. Quando eles me dão alguma dica ou fazem alguma recomendação de produtos e ingredientes, levo muito a sério.

 

E quais são os motivos para o tom de ruivo ser o queridinho da vez na sua vida?

Eu nunca mexi no meu tom, não de forma artificial. Mas o nosso cabelo vai se modificando com o tempo, né? Na textura ou na cor. Prefiro que seja assim porque é a minha cor natural e não tenho vontade de mudar. Pode ser que seja diferente daqui a alguns anos. E justamente por ser o tom vindo de fábrica, é o melhor que posso ter.

 

Você quase sempre teve um cabelo superlongo. O que te faz gostar tanto desse visual?

O cabelo longo é mais versátil e me deixa com muitas possibilidades de mudanças no trabalho. Posso brincar de ter vários cabelos e me arriscar em estilos de personagens que interpreto na dramaturgia ou nas campanhas de publicidade.

 

Vemos muito da sua jornada capilar através do seu trabalho como atriz e embaixadora de marcas incríveis de produtos para cabelo. Qual foi a transformação que você mais curtiu fazer? E a que menos gostou?

Acho que todas as caracterizações foram perfeitas para as personalidades das minhas personagens. Gosto muito dos fios mais curtos quando fiz Isabela, para a minissérie Justiça, quando fui Maria Ísis, para a novela Império, e do cabelão de Amália, em Deus Salve o Rei. Mas confesso que, ao mesmo tempo em que amei cortar o cabelo para fazer Luz, de O Sétimo Guardião, não sabia do imenso trabalho que dá cuidar de uma franja. Já a Malvina, de Amorteamo, que me emprestou sua cabeleira preta, tem um lugar especial na minha trajetória. Adorei ter aquele visual, uma noiva morena bem longe de qualquer realidade minha.

 

E como você está passando pelo isolamento social? Tem desenvolvido mais momentos de autoconhecimento e autocuidado na rotina de beleza diária?

Até tentei criar um ritmo de atividades e horários para meus compromissos. Depois entendi que precisava ser menos exigente comigo. Segui meu ritmo e me respeitei.

Então, tudo mudou com a chegada da Ginger. A ideia de tirar esse sonho do papel surgiu durante o período de isolamento social. Depois que me encorajei e vi que eu tinha os meios para fazer desta vontade uma realidade, minha vida virou de ponta cabeça e eu tenho trabalhado tanto ou mais do que normalmente faço. Então, aposto nos truques de cuidados rápidos e práticos, que a gente consegue fazer a qualquer momento do dia e em qualquer lugar.

 

A gente tem acompanhado a Ginger de longe e a sensação é de encantamento e leveza que permeia cada passo da marca. Pensando nisso, quais são os rituais que dão beleza e leveza para os seus fios?

Acho que os rituais de beleza só funcionam quando entram na nossa rotina. Não adianta muito fazer um procedimento um dia e não repetir em um intervalo que seria o ideal. Há momentos em que estamos mais sobrecarregados de trabalho e há momentos em que sobra mais tempo pra gente se cuidar. Então, quando o ritmo acelera, eu recorro às hidratações rápidas, com produtos específicos para isso e que podem ser feitos em casa.

 


A atriz não abre mão de produtos hidratantes na sua rotina capilar diária (crédito: Renato Machado)

 

Você é uma mulher incrível e superempoderada. Qual dica daria para mulheres que desejam colorir o cabelo ou fazer alguma mudança capilar mas se sentem inseguras?

O cabelo mexe com a nossa vaidade. Não conheço uma mulher que não fique chateada quando um corte de cabelo dá errado, por exemplo. Quando a mudança é muito radical, é natural dar um medinho mesmo. Por isso, é preciso ter muita certeza do que a gente quer. O conceito de beleza é totalmente subjetivo, pessoal. Saiba que ninguém é unânime nesse assunto. E que está tudo certo se nem todo mundo achar que seu cabelo é a coisa mais linda do mundo. Importa a maneira como você se cuida, se aceita e se ama.

Entendo que a gente pode e deve sempre querer mudar, modificar algo para aquilo que julgamos ser melhor para nós. Não porque é um padrão ou que dependa uma possível aprovação da família, do seu parceiro ou parceira.

A gente pode querer mudar. E a gente pode mudar. Mas a gente não pode deixar de se tratar com amor porque não tem, por exemplo, o nariz que julga ser o ideal ou o cabelo que está bombando nas redes sociais. Somos muito mais do que isso.

 

Quando se fala de autoestima e inspiração, qual foi a descoberta mais brilhante que encontrou pelo caminho?

Sempre fui muito dedicada na escola e no trabalho não foi diferente. Mas a dedicação, assim como tudo na vida, tem um limite para se manter em níveis saudáveis. Por vezes, ela se mistura com um padrão de exigência que pode se tornar uma tortura para a gente mesmo. E eu era assim comigo.

Estou amadurecendo e entendendo que posso e devo ser mais paciente e mais compreensiva com minhas imperfeições, e ter mais boa vontade com as limitações que caminham comigo. Que não é feio errar. Que o conhecimento e o aprendizado são movimentos constantes. 

 

Se pudesse mandar uma cartinha para si mesma, o que a Marina de hoje falaria para a Marina de dez anos atrás?

Você está no caminho certo. Siga sempre em frente, não esmoreça e ouça a sua intuição. Você é boa nisso! Nem sempre será fácil. Vai ter obstáculo, aliás, obstáculos que ficarão cada vez maiores conforme a estrada for aumentado. Alguns dias serão nublados, mas o sol sempre reaparecerá.

Você não vai acertar sempre, mas nada vai tirar a tranquilidade do seu sono. Você será viciada em trabalho e não há nada que possa fazer para evitar isso, mas desde já agradeça por poder fazer o que ama. Falando em amor, o seu coração não andará só por muito tempo, mas não vou estragar a surpresa contando como essa pessoa entrará na sua vida.

Nos próximos 10 anos, a internet mudará as nossas vidas e todos teremos um espaço para nos comunicarmos diretamente com as pessoas. A sua voz será potente, use-a com responsabilidade, verdade e afeto. Ah, e uma das coisas mais valiosas: em breve você vai descobrir que todas essas regras sociais, que colocam pessoas e escolhas em caixinhas de certo ou errado, vão perder força com o tempo.

Meninas não são adversárias. Você vai descobrir que é muito mais gostoso elogiar outra mulher, que a competição feminina é cafona é que você poderá ser dona das próprias escolhas. Quando vir uma mulher lutando por isso apoie. Se não tiver força, apenas não atrapalhe. Ela conquistará coisas muito valiosas para você e todas as outras mulheres.

 


(créditos: @marinaruybarbosa / Instagram Oficial / Reprodução)

 

E para saber os segredos das suas divas, dá um pulinho no nosso menu de Tendências. Por lá, temos um campo com as entrevistas exclusivas que você só encontra por aqui, de Sheron Menezzes a Bruna Marquezine ;)


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>