Jovem praticando exercício ao ar livre na beira do mar durante por do sol de verão

Saiba como proteger seus cabelos no surfe, vôlei de praia, natação, corrida, academia e outras atividades esportivas

Como proteger o cabelo do suor e reduzir os danos do sol, do vento e da água salgada ou com cloro

O cuidado com nosso corpo e a prática de atividades físicas devem começar pelos cuidados com nosso cabelo (crédito: Shift Drive • ShutterStock)

O verão é convidativo para os esportes, né? Pegar umas ondas num dia ensolarado, dar aquelas braçadas enérgicas nadando no mar ou na piscina, energizar o corpo numa pedalada no parque, exercitar o corpo (e a mente) com aquela corrida gostosa na orla, jogar um vôlei na areia com a turma… mas, socorro, o meu cabelo! Sim, ele sofre. Assim como a pele, nossos fios precisam de cuidados redobrados nessa estação. Por isso, fizemos uma seleção especial com dicas para amenizar os danos. Segue a leitura aqui para conhecer os cuidados básicos e tratamentos que você pode fazer em casa, para curtir o melhor do verão com seus cabelos saudáveis, hidratados e com muito brilho!

 

Suor estraga o cabelo?

A resposta é sim :( Ele é amigo da saúde, mas inimigo do nosso cabelo. Suar é eliminar toxinas e é sinal de que você está movimentando o corpo, ativando o sistema imunológico, o bom funcionamento de todo o organismo, produzindo hormônios que dão um boom no seu bem-estar, enfim, é só resultado bom. Só que quando vamos olhar para os nossos lindos fios, pode dar uma tristezinha, né? As substâncias presentes no suor ressecam o cabelo, causam frizz e podem prejudicar a cor. Mas, calma, tem solução!

Antes de suar a camisa: proteção

A largada para qualquer atividade física, junto com um aquecimento e aquele alongamento importante para evitar lesões, tem que incluir uma preparação para o cabelo também, tá? A tacada mais certeira é aplicar um leave-in com fator de proteção solar. Além de proteger dos raios ultravioletas, ele atua como barreira contra o vento e o suor. Em geral, esse produto é em creme ou spray. Cada um tem o seu benefício: o creme proporciona uma adesão maior em todo o cabelo e, por isso, pode proteger mais. Já o spray é muito mais prático para aplicar e deixa o cabelo levezinho. Ah, e assim que terminar a atividade, passe novamente.

Mulher arrumando o cabelo em um coque alto para praticar exercícios físicos ao ar livre
(créditos: Pinterest • @everascendingtribe)

 

Prender ou não prender, eis a questão

Tem muita gente que prefere não prender, para não quebrar o cabelo. Até certo ponto, pode ser uma boa opção, se você não for suar muito e conseguir ficar mais na sombra do que no sol. Do contrário, o melhor mesmo é prender. Isso diminui a quantidade de fios expostos ao sol e ao vento, e também protege do suor do corpo.

Para a raiz do cabelo, o suor não é tão nocivo quanto para as pontas. Na raiz, o suor é menor e, ao lavar, você elimina as substâncias que podem causar danos. Já nas pontas que ficam em contato com a nuca, as costas, os braços, enfim, com qualquer parte do corpo, o impacto é maior. Por isso, joga as madeixas pra cima! Mas aqui, outros cuidados importantíssimos: para não quebrar os fios, prenda o cabelo sem apertar muito o elástico, e com um acessório revestidos de tecido. Uma ótima opção são os queridinhos scrunchies! Fofos e versáteis, são aliados na hora de proteger o cabelo e, ainda, ficar cheia de estilo!

 

Proteja a cuca

Usar bonés e chapéus ajuda muito a proteger os fios e o couro cabeludo dos raios solares. Mas isso não dispensa o produto com FPS, porque é só uma barreira física (alguns acessórios têm FPS, mas sempre melhor redobrar a proteção, até porque você, em algum momento, vai tirar o chapéu, né?).

 

Academia

Ambientes fechados diminuem o impacto do verão nos fios, porque, claro, protegem do sol. Mas a academia também pede o leave-in que vai proteger do suor. Mesmo que você sue menos, sendo uma academia climatizada, é melhor sempre evitar o contato do cabelo com o suor.

 

Touca de natação

A principal função da touca é proteger o rosto durante o nado, sem deixar o cabelo atrapalhar a visão e a respiração. Mas ela também é uma aliada dos fios, ao proteger do contato direto com a água salgada ou com cloro, no caso de natação na piscina. Não é garantia de cabelo seco, mas protegendo já está ótimo, né?

Só que não é muito fácil de colocar, a gente sabe. Mas é desconfortável só para colocar. E depois que pega a prática, é rapidinho. Os materiais variam, como látex e silicone. Um bom caminho é optar pelos mais finos e maleáveis, facilitando a colocação.

Para um encaixe sem arrebentar os fios, enrole o cabelo em uma altura um pouco acima do que você quer que ele fique com a touca (ela tende a empurrar um pouco para baixo). Faça um coque que fique mais aberto, “espalhado”. Use um elástico para prender ou, se conseguir, coloque as pontinhas por dentro do coque para segurá-lo (sem forçar o cabelo!).

Depois, molhe o cabelo - a touca desliza melhor nos fios úmidos. Um pouco de creme hidratante também ajuda. Abra a toca o máximo que conseguir, encaixe na testa e puxe até a nuca. Pronto, bora pra água! Se está faltando um gás, a gente traz aqui uma inspiração: a nadadora brasileira Joana Maranhão, que já esteve entre as cinco melhores atletas da natação do mundo!

 

A gente também separou um tutorial de touca para cabelos cacheados, que vale mesmo que você não vá nadar e só quer se refrescar um pouco n'água! Dá uma olhada

 

Água salgada, areia e cloro no cabelo

O mar é tão lindo, né? Só não é muito amigo dos nossos cabelos. O sal desidrata os fios e, junto com o sol, resseca ainda mais. Por isso, vale a mesma dica contra o suor, lá do início: produtos hidratantes com FPS, sempre antes e depois da exposição. Ah, mas se for ficar duas horas n’água, vale uma saidinha para reaplicar o creme ou spray, viu? À noite, depois do banho relaxante, você vai agradecer por ter dedicado esses minutinhos de cuidado.

A areia, seja dentro do mar, seja na beira da praia, causa uma agressão física aos fios. Mas nada que um leave-in não amenize. E que um bom banho depois não resolva.

Já a piscina pode ser um pouco menos nociva - principalmente nos tratamentos d’água mais modernos, que não usam mais cloro. De qualquer forma, quando molhamos o cabelo, a cutícula dos fios se abre e eles ficam mais vulneráveis. Quando entram em contato com os produtos químicos usados na piscina, enfraquecem, e ficam quebradiços e opacos. Por isso, lave no chuveiro assim que sair da piscina - o segredo é diminuir ao máximo o tempo de ação de substâncias prejudiciais. Shampoos antirresíduos e ampolas ou máscaras de ação instantânea também são uma boa opção para sair da água com o cabelo saudável.

Se você vai praticar esportes na praia ou em lagoa, o vento também pode ser um fator de agressão aos fios, como é o caso do kitesurf, que tem atraído cada vez mais mulheres. É uma adrenalina incrível para o corpo e a mente! Mas o vento e a água salgada não deixam o cabelo tão feliz, não... Apostar em produtos específicos para cuidados pré, durante e pós-praia é o que salva os fios.

Dá para curtir aquela adrenalina sem perder o brilho e a hidratação das madeixas! Use sempre produtos de qualidade, e aumente a proteção dos fios e do couro cabeludo com bonés, combinado?

 

Mulher sorrindo para a câmera praticando esporte kitesurf ao pôr do sol

 

Mulher praticando kitesurf na beira da água, com o cabelo protegido por boné ao pôr do sol
(créditos: @kiteladiestrip / fotógrafa @analicediniz)

 

E aí, inspirada? Se você tem mais dicas, conta aqui que a gente vai adorar compartilhar com as manas!


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>