Tranças viking de Lagertha em cena da série Vikings com tutorial sobre cabelos medievais para mulheres

Tranças Viking: dicas e inspirações para penteados medievais

Conheça a história das tranças vikings, e formas de aderir a esse lindo penteado medieval no dia a dia e em ocasiões especiais

Conheça a história das tranças vikings, que mudaram a estética da Idade Média e inspire-se nesse penteado cheio de liberdade e charme (crédito: Reprodução / History - MGM Television)

As tranças são usadas pela humanidade desde o início da civilização. Egípcios, gregos e persas definiam classes e funções sociais a partir desse penteado, que teve origem na Namíbia por volta de 3.500 a.C.

oi no século VIII que as tranças redefiniram os caminhos e a estética da Idade Média, por conta das invasões Vikings. E principalmente pelas mulheres dessa cultura, que tinham mais liberdade e direitos do que o restante da Europa (de-mais, né?).

Inspiradas pelas Valquírias, guerreiras de Odin, e pelos nós do Walknut, as mulheres vikings utilizavam sempre três - ou seis e até nove - tranças, que podiam ser presas em forma de coque no alto da cabeça ou à altura da nuca, envolvendo toda a cabeça como uma coroa.

Elas também prendiam as tranças umas às outras e depois envolviam com um lenço ou com um nó triplo no cocuruto, soltas no comprimento como uma cascata, e ainda adornavam fitas tecidas com linho e lã para prender os cabelos, ou finas tiras de couro, que eram presas por nós. Mulheres que eram de uma classe social mais alta adicionavam acessórios metálicos aos seus penteados. Além da função estética e social, as tranças também eram utilizadas como simbolismos mágicos.

E conforme iam conquistando territórios, as mulheres vikings foram deixando suas marcas pela Europa, caracterizando estéticas em diferentes países, como na França, onde a febre foi tanta que, até hoje, a trança embutida é conhecida como trança francesa, ou french braids, em inglês.

Dado o contexto histórico e todo o significado que esses penteados carregam, vamos ver como aderir a esse look e se inspirar para o dia a dia? Vem cá que a gente te mostra em uma linda galeria, com tutoriais e imagens de tranças vikings de tirar o fôlego!

 

Tranças da Lagertha

 

Cascata ou Moicano de Tranças

 

Coroa de trança

 

Tiara de trança

 

Meio preso com tranças

 

Tranças com lenço

 

Tão importante quanto aprender esses lindos penteados, é cuidar da saúde dos cabelos, para garantir um resultado incrível. Preste atenção aos fios e ao couro cabeludo.

Oleosidade em excesso, pontas ressecadas e quebradiças, caspa e coceiras no couro cabeludo são sinais de que algo não está certo. Para que o trançado tenha o resultado que você busca - seja alinhado, seja bagunçado, mas sem aquele frizz, por exemplo, que dá uma atrapalhada na finalização, aposte em produtos detox, que limpam e tratam a raiz do cabelo, e mantenha a hidratação em dia, com linhas de tratamento que tenham óleos como argan e babosa na formulação.

Outra dica valiosa é usar geleia capilar, óleos milagrosos e produtos de finalização antes de fazer as tranças. O acabamento fica impecável e o penteado dura muito mais, como nessas inspirações aqui, ó:

 

 

 

 

 

 

 

 


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>