Jovem mulher elegante roupa de gala com trança e tendência baby hair, batom vermelho e tomara que caia

Baby hair de A a Z: tudo sobre o penteado queridinho da Beyoncé

Os cabelos novos e curtinhos no início da testa podem ser lindas molduras para um penteado com tranças, sabia? Vem saber tudo, inclusive as melhores técnicas para baby hair!

Os cabelos novos e curtinhos no início da testa podem ser lindas molduras para um penteado com tranças, sabia? (Crédito: Beautystock / ShutterStock)

Não é à toa que o baby hair ganhou a cabeça de alguns dos ícones mais incríveis da música pop e do rap mundial! Rihanna, Beyoncé – que inclusive cantou sobre o penteado que esbanja beleza, leveza e resistência em "Formation" – Missy Elliott, Cardi B, Janet Jackson, já apareceram com os cabelos novos e curtinhos no início da testa, costeletas e têmporas cuidadosamente penteados e definidos. Mas você sabe o que significa, qual é a história por trás dessa linda moldura facial, como cuidar adequadamente e como fazer em casa?

Aqui, a gente te explica tudo sobre esse look que é um dos mais fofos & amados por quem tem os fios ondulados, cacheados ou crespos!

 

O que é baby hair?

Em livre tradução para a língua portuguesa, "baby hair" significa "cabelo de bebê" e a expressão é usada para definir aqueles pequenos fios que nascem na parte da frente da cabeça. Bem mais finos e menores quando comparados com o restante dos cabelos, o baby hair é responsável pela moldura do rosto. E quando  finalizados e moldados de uma forma delicada, dão ainda mais elegância para o visual.

Eles podem ser arrumados com o formato mais redondinho – respeitando a curvatura do cacho –, mais esticadinhos e até mais emoldurados, dependendo do seu mood no dia!

 


A criatividade dá forma aos diferentes tipos de baby hair e o resultado é sempre maravilhoso! (Créditos: Justin Essah / Unsplash - Tubarones Photography / Pexels - Tubarones Photography / Pexels - Demorris Byrd / Unsplash)

 

Como surgiu o baby hair?

Os primeiros registros do baby hair remetem à figura da talentosa Josephine Baker, uma cantora, dançarina, atriz e ativista pelos direitos das mulheres negras que ficou – muito – famosa nos anos de 1920. Musa dos ícones Christian Dior e Pablo Picasso, a atriz franco-americana encantava a todas e todos pela minúcia do seu visual e pela preciosidade da sua voz.

Ela também serviu de inspiração para a idealização da figura de Betty Boop, na gigante Paramount Pictures. No entanto, suas características físicas não foram representadas – principalmente no que diz respeito à cor de sua pele –, o que leva a situação a ser considerada um tipo de apropriação cultural da comunidade negra.

 


A icônica Josephine Baker e toda a graciosidade do seu baby hair! (Crédito: George Hoyningen-Huene • Conde Nast • Getty Images).

 

Entre os anos de 1980 e 1990, o look ganhou ainda mais força e voltou com tudo pela personalidade marcante da cantora e compositora norte-americana La Toya Jackson, irmã de Michael Jackson.  Elegante, vintage, divertido e moderno os fios arrepiados que antes tanto incomodavam agora estão com os dias contados, né?

 

Para que serve o baby hair?

Além de valorizar os fios da parte da frente do rosto – conhecidos por serem arrepiados ou bagunçados e dificultarem a finalização de alguns penteados –, o baby hair serve como uma forma de se conectar com a própria ancestralidade. O visual também dá um ar de elegância, delicadeza vintage e futurismo no visual.

 

O que usar para fazer baby hair?

Para fazer um baby hair incrível, você vai precisar de:

  • Uma escova de dentes limpa;
  • Geleia capilar ou um leave-in;
  • Um pente fino ou qualquer haste mais fininha que possa te ajudar na modelação;
  • Um cantinho especial para fazer o penteado;
  • Uma playlist cintilante com todas as artistas que citamos aqui em cima!

 


(créditos: Reprodução / Instagram / @isabelle.de.vries)

 

Como fazer um baby hair?

Primeiro, é super importante que você não faça o baby hair já maquiada, deixe para se maquiar depois que ele estiver pronto, caso contrário as chances de borrar a make no cabelo são altíssimas.

Depois, com as pontas dos dedos, pegue um pouco de geleia capilar e aplique nos “fios bebês” que cresceram nos arredores da testa, têmpora e costeletas. Bem pouco, está bem? Para não dar um efeito oleoso ou cheio de resíduos.

Reparta os cabelos da frente do rosto já umedecidos com a ajuda da escova de dentes com o produtinho escolhido e use os dedos e a haste fininha para modelá-los de acordo com a sua preferência. Prefere formatos mais divididos? Desenhos circulares? As formas criadas nesta linda moldura vão acompanhar o desenho das tranças? Se preferir, você também pode trocar a geleia capilar por um leave-in, dependendo de qual finalizador você mais curte, beleza?

 

Por que o baby hair não cresce?

Os cabelinhos da frente não têm força o suficiente para crescer, na maioria dos casos, e por isso são mais finos. No entanto, caso faça um cronograma capilar adequado e frequente, você vai se surpreender com a força dos pequenos fios!

 

 
(créditos: Reprodução / Instagram / @blackbeautypalace)

 

Como fazer baby hair com creme?

Basta você dissolver um pouquinho do creme que deseja usar num borrifador com um tanto de água. No caso, tome cuidado para não fazer uma misturinha muito pesada e para que o produto escolhido seja adequado para a finalização dos seus fios.

 

Como recuperar a frente do cabelo quebrado?

A palavra mágica aqui é hidratação! Os fios da parte da frente do couro cabeludo costumam ser mais frágeis porque são novos e estão muito mais em contato com elementos externos que podem prejudicar seu crescimento, como a radiação solar.

Um bom cronograma capilar e a umectação noturna também ajudam a melhorar a saúde dos fios. Ah, evite secadores muito quentes, porque submeter as madeixas a altas temperaturas também causa efeitos nocivos, combinado?


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>