Mulher jovem negra com trança branca em coque, batom vermelho e rosto de perfil em fundo azul.

Como cuidar melhor das suas tranças afro para crescerem saudáveis

Reunimos 5 dicas valiosas para que as suas box braids ou tranças nagô sejam aliadas do crescimento saudável do cabelo cacheado ou crespo!

Reunimos 5 dicas valiosas para que as suas box braids ou tranças nagô sejam aliadas do crescimento saudável do cabelo cacheado ou crespo! (Crédito: Clarissa Carbungco • Unsplash).

As tranças afro ou box braids estão ganhando as cabeças das mulheres cheias de estilo e super conectadas com a sua ancestralidade. Além de ser um tipo de penteado maravilhosamente bonito, representa um importante aliado para quem está na jornada da transição capilar.

Porém, é sempre importante que você se atente aos cuidados necessários para que seus fios permaneçam lindos e cheios de saúde. Por isso, elencamos aqui 5 dicas para você cuidar melhor das suas tranças afro, vem com a gente!

 

A hidratação precisa ser recorrente e cuidadosa

Mesmo que junto às tranças, os fios naturais precisam de cuidados regulares para se manterem brilhantes e sadios. E a hidratação é um dos procedimentos mais importantes para que isso aconteça.

Por isso, siga o cronograma capilar à risca e hidrate seus fios, pelo menos, duas vezes por semana.

A gente indica aqui que você utilize um borrifador para dissolver o creme finalizador de sua preferência. Assim, os componentes nutritivos serão pulverizados por todas as madeixas. Lembre-se sempre de nunca ensopar o cabelo e evite deixar a raiz muito umedecida, caso contrário as chances dela ficar oleosa e o cabelo com um cheirinho não tão bom são grandes. Analise atentamente também qual é a resposta dos fios depois do processo, bem como seus benefícios e como melhorá-los ainda mais.

 

Use touca para proteger seus fios durante a noite

A touca de cetim, de algodão ou até mesmo uma meia-calça que você não costuma usar muito são ótimas aliadas noturnas. Além de evitar que as tranças se soltem, as toucas também reduzem as chances dos fios desenvolverem muito volume na raiz.

 

Deixe seu cabelo trançado por até 2 meses no máximo

Sim, as tranças nagô são maravilhosas, mas como qualquer procedimento no cabelo, têm prazo de validade. É super importante que você permaneça, portanto, com elas por no máximo 2 meses. Caso contrário, as chances de surgirem falhas capilares são grandes, isso porque acontece um enfraquecimento da raiz.

Mesmo que você seja grande fã das box braids, é fundamental que você deixe o couro cabeludo respirar um tico depois de tirá-las. Esse é um dos cuidados mais importantes, então considere bastante segui-lo!

 

Penteados são lindos, mas as tranças não podem ficar presas por muito tempo!

A versatilidade do cabelo trançado permite uma série de penteados incríveis para realçar ainda mais a sua lindeza. No entanto, para que os fios não quebrem ou apresentem algum tipo de problema, é ideal que você não permaneça por tanto tempo com as tranças presas num coque ou em qualquer outro tipo de penteado porque a pressão nas mechas pode danificar os fios, fazendo com que fiquem quebradiços ou mais sensíveis à queda no couro cabeludo.

 

Tenha cuidados redobrados com seu couro cabeludo

Pense que as tranças são elementos externos para deixar os fios ainda mais lindos e, portanto, o couro cabeludo precisa estar forte para suportar o peso desses elementos externos. Por isso, é super importante que você cuide bem da hidratação dos fios desde o seu comecinho. Indicamos um condicionador que pode ser aplicado na raiz do cabelo, mas você pode descobrir qual é o produto que mais faz bem para que suas madeixas cresçam fortes e lindas!​

 

Gostou das dicas? Comente aqui com a gente qual a maneira com que você cuida de suas tranças e acesse mais conteúdos relacionados! :)


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>