A atriz Zendaya, em foto de perfil, com sombra nos olhos, brinco de diamante em uma das orelhas e finger waves em seu cabelo castanho escuro.

Finger Waves: aprenda a fazer o penteado que as famosas adoram

Tutorial com referências top pra te ajudar a fazer as ondinhas nos cabelos.

(Créditos: Soph Okonedo / Pinterest)

Já dá pra ver nessa foto da Zendaya o quanto as Finger Waves modelam o rosto com uma elegância potente, né?

O penteado garante um estilo marcante para os cortes mais curtos. Foi muito popular durante os anos 1920. Era usado em ocasiões especiais para quebrar um pouco os looks clássicos da época com o ar moderno e geométrico dos cortes bob, que já eram tendência há 100 anos.

Numa tradução livre, a gente pode chamar esse penteado de "ondas feitas com os dedos". Mas, na verdade, a técnica de Finger Waves precisa mais do que apenas os dedinhos. Mesmo assim, ela é fácil e você vai conseguir fazer. É só seguir nossas dicas aqui!

A pioneira desse cabelinho é Josephine Baker, dançarina franco-americana que inspirou a criação da personagem Betty Boop e revolucionou a beleza da época.

Outra importante diva da beleza e referência atemporal de cabelo é a Bette Davis, atriz estadunidense que desfilava suas ondas por aí, provando que esse penteado funciona para todos os tipos de cabelo - e é assim que a gente gosta, viu?

A dançarina Josephine Baker, na foto em preto e branco, foi uma das primeiras mulheres a utilizar as finger waves nos cabelos.
(Créditos: Etsy / Pinterest)

 

Foto da atriz estadunidense Bette Davis, em preto e branco, destacando os seus cabelos loiros com finger waves.
(Créditos: Benjamin Kober / Pinterest)

 

E assim como os cortes vintage voltaram com tudo, os penteados e finalizações para cabelos curtos e raspados também!

Prova disso é que Beyoncé, Rihanna, Zendaya, Cara Delevingne, Cardi B e Halsey vira e mexe aparecem com as ondinhas. Que agora, mais do que nunca, estão bombando nas premiações da música e do cinema.

Além disso, é mais um incentivo para quem quer cortar o cabelo curtinho, mas não tem muita coragem ou acha que vai ficar um cabelo monótono. Finger Waves estão aí pra provar que isso não vai acontecer :)

Aproveitamos para citar aqui que cortes bem curtinhos permitem um novo olhar sobre nosso próprio cabelo. Dão a chance de acompanharmos o crescimento e, com isso, entender o movimento e a direção dos fios, já que os redemoinhos ficam mais aparentes. Além disso, tem toda a mudança na textura e uma praticidade maravilhosa no dia a dia.

Como fazer

Pode parecer um penteado muito elaborado para o cotidiano. Mas saiba que a partir das finger waves surgiu o nosso tão amado baby hair.

E, mais do que isso, ele é uma ótima opção para quem está em transição capilar ou quer deixar o cabelo raspado crescer.

 

Jovem mulher negra com colar dourado no pescoço e finger waves em seu cabelo laranja.
(Créditos: Wattpad / Pinterest)

 

O lindo penteado finger waves tem esse nome porque as ondas são feitas a partir do movimento do pente no cabelo, e das marcações feitas com os dedos.

Pode parecer difícil por precisar de uma certa habilidade manual, mas garantimos para você que não é mais complicado do que trançar o cabelo.

Tudo é uma questão de prática. Por isso, garimpamos os principais tutoriais de Finger Waves da internet para você aprender, de maneira simples e prática, como fazer as ondas no cabelo em apenas 5 passos! Preparada?!

Jovem mulher branca, com finger waves e presilhas em seus cabelos loiros, em foto de perfil.
(Créditos: Allure / Pinterest)

 

Preparação: Cabelo úmido ou seco?

Para que o aspecto de cabelo molhado permaneça, é importante fazer o passo a passo com os fios ainda úmidos, caso o seu cabelo tenha a raiz mais lisa. Se você tem a raiz cacheada ou crespa, indicamos que faça com o cabelo mais seco.

Passo 1: Pentear

É fundamental pentear bastante antes de começar a modelar, para direcionar os fios na direção que você quer que eles fiquem quando o penteado estiver pronto. Também é importante já marcar a risca lateral bem retinha.

 

Passo 2: Produtos

Aplique uma quantidade considerável de geleia capilar em todos os fios, acompanhando a direção do crescimento deles. Isso facilita o movimento do pente fino. E também garante que o cabelo fique no lugar por mais tempo, com muito brilho e definição.

Passe o pente delicadamente várias vezes em todas as partes do cabelo, mantendo sempre a direção que você deseja. É esse passo que vai garantir aquele aspecto colado à cabeça, lambidinho, sabe?

A geleia é a melhor opção para quem está se aventurando pela primeira vez nas Finger Waves, porque você pode recomeçar sempre que quiser, o que é impossível com pomadas. E se usar gel, ele tende a acumular.

Algumas pessoas também usam shampoo, mas aqui o problema é outro: a exposição dos fios. Por isso, caso seu cabelo esteja quebradiço ou com química - de coloração ou alisamento - misture um leave-in de proteção solar ou térmica junto da geleia capilar.

 

Passo 3: Desenhe a letra C

Antes de qualquer explicação, é melhor ver pra entender melhor. Nesse passo, vamos te ensinar a fazer esse truque aqui:

Finger waves: mulher branca, de cabelos loiros, fazendo ondas nos seus fios com um pente azul bebê.
(Créditos: @behindthechair_com / Instagram / Reprodução)

 

O dedo do meio é usado para definir o tamanho e a angulação das ondas, mais precisamente no formato de C, que é o primeiro movimento para que as Finger Waves comecem a se formar.

Posicione o pente fino na risca lateral. Coloque o dedo do meio três dedos abaixo dessa risca. Em um único movimento, faça a forma da letra C nas mechas que estão no espaço entre a risca e o dedo.

A prática leva à perfeição, mas tudo bem refazer ou ajustar o que você achar necessário. É mesmo difícil acertar de primeira. Respira, confia e vai!

 

Passo 4: Zigue-zague

Acertar o primeiro movimento é a parte mais difícil mesmo. Por isso, para continuar, é importante segurar a onda que você acabou de fazer, posicionando o dedo da outra mão bem em cima da onda, com muito cuidado para não amassar ou estragar. Importante é que nada saia do lugar.

Depois, coloque o pente reto abaixo do C feito e comece um zigue-zague tendo sempre a primeira onda feita como base. E siga até chegar à nuca. Ou só até a ponta do cabelo mesmo, caso ele esteja mais curtinho.

Separamos um vídeo relaxante com um compilado das Finger Waves mais bonitas do YouTube. Assim, você consegue visualizar melhor esse passo, com truques ótimos para facilitar:

 

Passo 5: Lenço para secar

Para garantir que todo esse esforço não seja em vão e o cabelo fique no lugar o dia inteiro, é importante colocar - com muito cuidado - um tecido fininho, que proteja os fios enquanto secam, sem abafar.

Deixe por, ao menos, 30 minutos. Depois, remova o lenço com delicadeza e tcharammm: suas Finger Waves estão prontíssimas!

Em foto de perfil, jovem mulher negra exibe as finger waves feitas em seu cabelo curto de tom castanho escuro.
(Créditos: Natural Hair Growth Tips / Pinterest)

 

Ah, e não esquece de contar pra gente como ficou o resultado! E dá uma circulada aqui pelo site para descobrir novos penteados e finalizações.

Garimpamos tutoriais e dicas infalíveis para manter os cabelos sempre lindos e saudáveis!

 


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>