Cabelo castanho liso com caspa como tratar e lupa em fundo azul

Descubra os melhores tratamentos e dicas para controlar a caspa

Com uma rotina simples de cuidados com o couro cabeludo, o problema pode ser solucionado rapidamente. Nós te ensinamos como!

(créditos: New Africa / ShutterStock)

Você sabia que a caspa atinge mais de 60% da população brasileira?

O dado da Sociedade Brasileira de Dermatologia é de 2020 e é alarmante, né?

Um problema muito comum e, ao mesmo tempo, cheio de tabu.

Então, chegou a hora de falar abertamente sobre isso e tirar todas as suas dúvidas!

A caspa nada mais é do que o nome popular que damos ao resultado de uma inflamação no couro cabeludo. O nome clínico do problema é dermatite seborreica. E, em geral, é resultado do aumento da produção de sebo, por diferentes motivos, ou de alergias.

E ela é mais recorrente entre os homens. Isso porque o couro cabeludo masculino se renova com mais frequência do que o feminino. Mas o que isso tem a ver? A gente explica: a pele, por natureza, ao renovar as células, elimina as velhas. Mas essa descamação não é visível quando o couro cabeludo está saudável.

Quando há inflamação, as escamas ficam maiores, formando os floquinhos brancos ou levemente amarelados. Por isso, os homens têm mais tendência a apresentar caspa, por "trocarem" essa pele mais vezes.

É preciso tratar o problema, para além da questão estética, porque a dermatite seborreica não se resume às escaminhas que a gente enxerga.

Outras complicações não visíveis num primeiro momento podem agravar a situação, como coceira, manchas vermelhas, irritação e até mesmo feridas no couro cabeludo.

E sabia que existe caspa oleosa e caspa seca? A diferença é esta:.

  • A caspa oleosa é causada pela proliferação de fungos e bactérias na raiz do cabelo.
  • A caspa seca é provocada por shampoos muito agressivos, procedimentos químicos ou movimentos abrasivos que acabam machucando o couro.

Agora, vamos a alguns dos principais motivos:

  • Estresse: aaah, esse bichinho que causa tanta coisa, né? Pois ele também pode estar na origem da caspa.
  • Banhos com água muito quente: não adianta, banho quente é ótimo, relaxante, mas muuuito quente prejudica.
  • Uso contínuo de boné: estileira, sim! Mas é preciso maneirar no uso.
  • Uso de secador: quando você seca o cabelo com muita frequência e sem respeitar a distância de dois palmos da cabeça, acaba agredindo a raiz.

 

Tem cura?

A caspa ainda não tem cura, infelizmente. Mas fique tranquila, fique tranquilo! Com hábitos saudáveis e o uso de produtos especializados, ela pode ser muito bem controlada e passar despercebida.

E claro que a gente te explica tudo sobre como evitar a caspa, para que você consiga seguir confiante, com os fios fortes e a raiz sempre saudável.

Já separa o caderninho para anotar porque só tem dica boa, viu?!

 

Como tratar a caspa?

Antes de qualquer coisa, respire. Como já demos uma palhinha ali acima, a formação de caspa pode ser resultado de situações de estresse e ansiedade.

É a chamada caspa emocional. E nesse caso, a única forma de resolver é descansando o corpo, a mente e o coração. 

Converse com os amigos, faça atividades físicas e tire um tempo para fazer o que você gosta. Beba bastante água e alongue o corpo antes de dormir. Foque no tempo presente e não se esqueça de que tudo tende a ficar bem, viu? :)

Considere também procurar profissionais e terapias consistentes de autoconhecimento. É o melhor caminho para lidar com ansiedade, emoções e frustrações.

Agora, para começar o tratamento no couro cabeludo, é preciso entender o que está acontecendo ali. Separe alguns minutinhos na frente do espelho, divida o cabelo por mechas e veja se existem pontos de vermelhidão, irritação ou descamação.

Com os dedos, percorra toda a cabeça e perceba se existem bolinhas de irritação, excesso de oleosidade, algum tipo de inflamação ou sensibilidade que você não tenha conseguido notar antes. Se a resposta for sim pra algum desses sintomas, procure um dermatologista.

Aconselhamos também que você abandone, ao menos por ora, os produtos capilares que está usando, e substitua por linhas de tratamento focadas na saúde do couro cabeludo.

Sabemos que muitas pessoas não gostam dessa opção, por conta do ressecamento no cabelo que algumas marcas podem causar.

Mas aqui vai uma dica de ouro: procure por produtos que tenham Piritionato de Zinco (ZPT). Conhecido como o aliado número 1 na luta contra a descamação e a caspa, ele remove e ajuda a prevenir a formação de agentes irritantes da raiz do cabelo, mantendo a região equilibrada e saudável.

E sobre o ressecamento no cabelo, não se preocupe. Marcas especializadas no cuidado do couro cabeludo trazem linhas que tratam raiz, ao mesmo tempo em que hidratam os fios. #Gratidão pela ciência, não é mesmo?

 

O que fazer para evitar a caspa?

Com a descamação controlada, os cuidados devem continuar. E mais do que isso, algumas práticas devem ser evitadas.

Listamos aqui as principais mudanças de hábito que podem te ajudar a superar esse problema de uma vez por todas:

 

Não abafe o couro cabeludo

Ambientes úmidos e sem ventilação são ideais para a proliferação de bactérias que causam a inflamação e descamação do couro cabeludo.

Por isso, pessoas com propensão à caspa devem evitar ao máximo o uso de bonés, toucas e perucas. E até mesmo usar penteados, como rabo de cavalo e coques, por muitas horas seguidas.

Mas, se não tiver como evitar, certifique-se, antes de vestir o boné ou de fazer o penteado, de que a raiz esteja seca e limpa.

Para o fim do dia, a gente tem uma receitinha fácil e muito efetiva: faça um tônico de alecrim, aplique em todo o couro cabeludo com um algodão e deixe agir por 15 minutos antes de lavar.

Essa receita caseira limpa e tonifica a região, tirando qualquer possível resquício de fungos e bactérias que possam se formar.

Ah, é importante ter em mente que o tônico deve ser aplicado a cada 15 dias, combinado?

 

Evite altas temperaturas

Seja no banho ou com secador de cabelo, temperaturas altas podem machucar o couro cabeludo, causar coceiras e irritar a raiz. E também prejudicam o cabelo como um todo, ao deixarem as cutículas dos fios mais expostas.

Prefira banhos mornos e, caso precise usar o secador, lembre-se sempre de manter uma distância mínima de 15 cm entre o aparelho e o cabelo.

 

Mantenha a raiz sempre limpa

É realmente muito importante que você continue usando shampoos específicos para o couro cabeludo mesmo quando a caspa estiver controlada. Além de mantê-lo saudável, eles também são a melhor opção para a limpeza da raiz.

A dica aqui é que você tenha sempre um shampoo detox e intercale o uso com produtos de ingredientes naturais. Linhas que tenham camomila e óleo de argan na composição são uma ótima pedida.

Elas têm ação calmante e hidratante, tanto para o couro cabeludo, quanto para os fios, que ficam com muito brilho e maciez se usados continuamente.

Não se esqueça de sempre esperar o cabelo e a raiz secarem completamente antes de prender ou colocar algum acessório.

E prefira produtos de textura aquosa ao invés de cremes para finalização.

Assim, as chances de acumular produto e, com isso, a caspa voltar são menores. ;)

 

Esqueça os procedimentos químicos

Procedimentos que mudam a cor ou a textura do fio são prejudiciais para a saúde do cabelo e também do couro cabeludo, que tem uma pele mais sensível do que em outras partes do corpo.

Se você pinta ou descolore os fios, considere parar ou diminuir a frequência, pelo menos do retoque da raiz. E substitua as técnicas de alisamento químico por opções mais naturais, como o botox capilar, que alinha os fios enquanto devolve os nutrientes ao cabelo.

Prontas e prontos para uma raiz mais saudável mandando beijos pra geral?

Então, não espera mais nenhum minuto: segue as dicas que a gente passou, marca as consultas com os profissionais que precisa visitar, faça a lista dos produtos indicados e mão na massa! Ou melhor, nessa cabeça! :)

Vai dar tudo certo!

Conta pra gente nos comentários qual sua técnica pra controlar a caspa? Ou deixa a sua dúvida, a gente vai adorar responder.


Um erro ocorreu enquanto processava o modelo.
Java method "com.sun.proxy.$Proxy114.getFriendlyURLLayout(long, boolean, String)" threw an exception when invoked on com.sun.proxy.$Proxy114 object "com.liferay.layout.internal.service.LayoutLocalServiceWrapper@1920aa3e"; see cause exception in the Java stack trace.

----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
	- Failed at: #assign layout = LayoutLocalService.g...  [in template "589629#589668#47996103" at line 7, column 1]
----
1<#assign LayoutLocalService = serviceLocator.findService("com.liferay.portal.kernel.service.LayoutLocalService")> 
2 
3<#assign urlTitleTmp = themeDisplay.getURLCurrent() /> 
4<#assign urlTitleSplit = urlTitleTmp?split("?")> 
5<#assign CurUrlTitle = urlTitleSplit?first> 
6 
7<#assign layout = LayoutLocalService.getFriendlyURLLayout(themeDisplay.getScopeGroupId(), false, CurUrlTitle)> 
8 
9<#assign text = "OH MY HAIR! / ${layout.getHTMLTitle(locale)}"> 
10<#assign linkURL = "${layout.getFriendlyURL(locale)}"> 
11 
12<#if !layout.isFirstParent()> 
13    <#list layout.getAncestors() as ancestor> 
14        <#if !ancestor.isFirstParent()> 
15            <#assign text = "OH MY HAIR! / ${ancestor.getHTMLTitle(locale)}"> 
16            <#assign linkURL = "${ancestor.getFriendlyURL(locale)}"> 
17        </#if> 
18    </#list> 
19</#if> 
20 
21<div class="c-strip"> 
22	<p class="c-strip__title"> 
23		<a class="link" href="${linkURL}" title="breadcrumb OMH" 
24			 >${text} 
25		</a> 
26	</p> 
27</div>